Nosso lar sempre precisa refletir a nossa cara, ter a nossa marca para que realmente possamos chegar em nosso imóvel e possamos chamar de lar, de seu mesmo!

 

Um dos pontos principais do imóvel próprio é a cor dos ambientes, que podem ser harmonizados de diferentes formas, todos podem ter a mesma cor, trabalhando em detalhes e móveis de cores diferentes para destaque, ou podem ter uma ou duas paredes com cores diferentes, ou ainda, podem ser ousados e terem diferentes cores em diversas paredes, fazendo com que a experiência de morar ali seja especial e única.

 

Porém, não apenas as cores são importantes, ou a combinação de diferentes cores, mas o tipo de tintas é importante, pois cada parede pode ser feita de um tipo de material, e, não apenas isso, os ambientes da casa podem ter efeitos diferentes nas tintas da parede, pois temos ambientes úmidos, ambientes mais quentes, ambientes com circulação de ar, entre outros.

 

Então separamos uma breve explicação de cada tipo de tinta para que você saiba como escolher a melhor para seus ambientes:

 

Tinta Látex ou PVA

 

A Tinta Látex é uma tinta à base de água e é encontrada no acabamento fosco, oferecendo uma resistência baixa ao sol e apresenta uma baixa lavabilidade. Embora seja mais barata, é indicada para paredes internas ou tetos, que não demandam manutenção ou limpeza constante. Também pode ser aplicada em alvenaria, gesso e madeira.

 

Tinta Acrílica

 

A tinta acrílica também é uma tinta à base de água que pode ser encontrada em três acabamentos diferentes, o que a faz mais versátil, sendo eles o fosco, semibrilho e acetinado. Diferente da Látex, a tinta acrílica é indicada para pinturas em paredes externas ou internas de forma geral e adere bem em alvenaria, gesso, cerâmica porosa, reboco com cal, tijolo, concreto e até cimentados.

 

Tinta Esmalte

 

Uma tinta que pode ser à base de água ou solvente, influenciando no tempo de secagem, pois as tintas esmaltes à base de solvente demoram mais para secar e têm um cheiro forte, aquele cheiro característico de tinta mesmo. Já as tintas esmalte à base de água não apresentam esse cheiro e secam mais rápido. Essa tinta tem como característica uma boa resistência ao sol e a chuva, sendo indicada para superfícies de madeira ou metal, principalmente para áreas externas. Tintas esmalte são encontradas nos acabamentos fosco, alto brilho e acetinado.

 

Tinta Óleo

 

A tinta óleo possui um composto de ligamento do tipo oleoso, fazendo com que a característica dessa tinta seja a impermeabilidade, sendo bem indicada para ambientes que podem requerer diferentes tipos de acabamentos, como móveis, portas e janelas, tendo uma aderência boa em madeira, ferro ou aço. A Tinta óleo é encontrada nos acabamentos fosco e brilhante.

 

Tinta Epóxi

 

A tinta Epóxi também pode ser uma tinta à base de água ou à base de solvente. Essa tinta tem como característica ser resistente à ação do tempo e de produtos químicos, dando à superfície que foi aplicada uma cor com mais durabilidade. Embora tenha essa durabilidade, é uma tinta de difícil aplicação e requer conhecimento e técnica correta para ser feita corretamente. A tinta epóxi é indicada para ser aplicada sobre pisos, azulejos e fibra de vidro.

 

Verniz

 

Os vernizes podem ser encontrados sendo à base de água e à base de solvente. Existem vernizes incolores e pigmentados das mais diversas cores, porém geralmente imitam os tons de madeira. A sua principal característica é formar uma película protetora que protege as superfícies de madeira, as impermeabilizando, contra a ação da água. Existem, também, o verniz stain, que agem diferente, sendo absorvidos pela madeira, as deixando hidro-repelentes, ou seja, mais resistentes ainda a água, exigindo menos manutenção.

 

Como mencionado anteriormente, os vernizes são indicados para superfícies de madeira, porém vale lembrar que devem ser estudados para ver qual deles soluciona da melhor maneira possível o que precisa. Por exemplo o Stain, o incolor não deve ser aplicado em uma superfície que recebe sol e umidade constante e direta, pois a deterioração é mais rápida. O mesmo efeito ser para madeiras resinosas.

 

Conclusão

 

Com os tipos de tintas em mente, separe um tempo para planejar os ambientes da sua casa, a fim de ter o melhor aproveitamento, pensando nos acabamentos que quer para os ambientes, assim como as cores e questões mais técnicas, como quantidade a ser comprada, ferramentas para aplicação e se vai precisar de uma ajuda profissional para aplicação das tintas nas superfícies escolhidas.

 

E é claro que você pode contar conosco, do Grupo VRV Construtora, para ter o seu imóvel próprio com qualidade e com as melhores taxas e condições do mercado, pois conosco, você compra diretamente da construtora, com isso, você consegue promoções muito melhores e nossos consultores, que são especialistas no ramo de realização de sonhos, estão prontos para atender e entender suas necessidades, oferecendo as melhores soluções para você! Fale conosco hoje mesmo!