A localização do apartamento é uma das principais características que influenciam no valor de compra. Isso acontece porque a cidade, bairro e vizinhança englobam fatores que podem elevar ou diminuir o custo de aquisição.

Um exemplo dessa dinâmica são as residenciais próximas a pontos de circulação transporte público, como centros da cidade, avenidas e os próprios terminais urbanos, que costumam ter um valor bastante elevado devido a praticidade.

E por falar em praticidade, imóveis inseridos em bairros com um bom número de comércios e serviços, baixos índices de criminalidade e com saneamento básico de alta qualidade, também apresentam um preço de compra bem maior.

Enfim, a localização do apartamento é uma das primeiras coisas que você deve conferir e verificar se está de acordo com a realidade. Se a sua avaliação não for satisfatória, então é melhor procurar outra residência.

Por que a localização do apartamento influencia no preço de compra?

Muitos fatores estão ligados à permanência da unidade naquela região. Ou seja, com a passagem do tempo, a cidade se desenvolve e a unidade acaba sendo valorizada, já que a qualidade de vida de quem está ali também sobe.

Sendo assim, tudo de positivo que for inserido naquela comunidade melhora, também, o dia a dia dos moradores. E isso acaba se tornando um motivo para o custo do apartamento subir na hora de fazer uma compra ou venda.

Logo, o preço de um apartamento hoje pode não ser o mesmo da semana que vem ou do próximo mês. Tudo vai depender da velocidade do desenvolvimento da região e um pouco da movimentação do mercado também.

Conheça detalhes dos fatores que aumenta o preço do imóvel

Confira a seguir uma lista com os principais fatores que podem aumentar o custo de compra de uma residência e entenda melhor como cada um deles funciona.

A cidade em que o imóvel está inserido

Quando a localização do imóvel é em grandes cidades, o preço costuma ser bem maior. E isso não acontece porque a cidade tem uma boa reputação. Mas, sim, porque não há espaço suficiente para suprir toda demanda de lares.

Assim, a demanda supera a oferta e muitas empresas decidem atender aqueles que estão dispostos a “dar mais”.

O bairro em que o imóvel foi construído

A escolha do bairro perfeito é bastante subjetiva. No entanto, é difícil encontrar pessoas que desejam morar longe dos centros urbanos, já que está em espaços assim promove mais acessibilidade, comodidade e segurança.

E como já dissemos, a localização do apartamento que está perto de tudo faz você gastar mais do que gastaria se tivesse escolhido viver perto do campo.

Potencial de desenvolvimento da região

Você precisa ter em mente que a localização do apartamento não é uma paisagem estática e que, atualmente, tudo está mudando rapidamente. Por isso, ao escolher uma determinada região, estude o futuro que os governantes têm para ela.

Pode ser que haja planos para construir novas escolas, hospitais, inserir novas frotas de ônibus, entre outras melhorias de infraestrutura. Mas, dependendo das modificações planejadas, nem sempre elas vão ser boas

Se a localização do imóvel for bem trabalhada, pode ser convertida em altos níveis de valorização e tornar sua unidade uma moeda de troca. Por outro lado, o barulho e tráfego intenso podem derrubar o valor no chão.

A presença da natura

Dependendo da localização do apartamento que você está de olho, a presença da natureza pode trazer benefícios para a rotina como também um bom peso para o bolso.

Primeiro a iluminação natural do sol, que pode te ajudar a economizar energia ao longo do dia. Em segundo lugar a ventilação, que torna os ambientes mais arejados. E por fim as folhagens, que deixam a vista mais bonita.

Tudo isso colabora de alguma forma para melhorar o estilo de vida do morador do apartamento, logo, é contabilizado no valor da compra.

Como você pode ver ao longo do texto, se existe a vontade de investir em um imóvel, a localização do apartamento fará muita diferença nas finanças. Fique atento e escolha com sabedoria!

Se você está em busca de mais dicas como essa, confira o nosso blog. Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.