Comprar uma moradia própria é uma das melhores decisões que você pode tomar. Mas é preciso ficar atento às mudanças que a compra de um apartamento traz. E, nesse caso, estamos falando dos fatores financeiros. Ou seja, economizar nas contas do apartamento.

Mais do que quitar as mensalidades do imóvel, pagar o custo do condomínio ou as contas que surgem a partir do momento que você e sua família se instalam na nova residência, é preciso fazer tudo isso pensando em maneiras de não gastar demais e formar uma reserva.

Por isso, para te ajudar, selecionamos quatro dicas práticas de como economizar nas contas do apartamento. Com elas, você vai conseguir administrar sua vida financeira na nova moradia com mais tranquilidade e praticidade. Continue lendo este texto e confira:

Como economizar nas contas do apartamento?

Existem diversas maneiras de economizar nas contas do apartamento. E você pode aproveitar elas desde o momento em que decide fechar negócio, invés de esperar receber as chaves em mãos.

Nos próximos parágrafos, mostraremos quatro maneiras diferentes de fazer isso. Assim, será muito mais simples ter uma vida mais confortável e uma quantia de dinheiro guardada no banco para momentos de emergência. Confira:

Compre um imóvel na planta

Como supracitado, economizar nas contas do apartamento é um processo que pode começar antes mesmo de você escolher o empreendimento em que deseja morar. De maneira resumida, é necessário bom planejamento, começando pela análise das plantas.

No futuro as contas com energia podem ser um peso se a sua moradia não for bem iluminada pela luz natural ou não for bem arejada com correntes de ar que passem por todos os cômodos, então a posição das janelas e portas são essenciais.

Verifique onde cada uma delas ficará posicionada no final da construção e se a disposição dos cômodos colabora para esse aconchego e economia do cotidiano. Assim, ventiladores, lâmpadas e ar-condicionado ficaram mais tempo desligados e gerando economia.

Conheças os programas habitacionais do Governo

Outra maneira de economizar nas contas do apartamento é encontrando maneiras mais econômicas de adquirir a sua moradia. Isso significa, encontrar um programa habitacional disponível na sua cidade e para o empreendimento escolhido que barateie as parcelas.

Um exemplo disso é o projeto Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), do Governo Federal, que oferece as menores taxas de juros de todo o Brasil para você conquistar o seu lar doce lar sem precisar comprometer toda a sua renda mensal.

Dessa forma, é possível quitar a sua moradia própria em uma parceria sólida entre a construtora, a federação e você. Sem grandes preocupações e, ainda, aproveitando muitas outras vantagens. Confira aqui.

Use o cartão de crédito com sabedoria

Para um apartamento novo, você pode precisar de móveis, eletrodomésticos e decorações novas. Uma ótima opção é reutilizar o que você já tinha, caso os itens tenham as medidas adequadas ou ainda estejam em bom estado. Se não, só resta comprar mesmo.

E na hora de fazer isso, o cartão de crédito pode vir a calhar. Mas, atenção: tenha cuidado e saiba se planejar para quitar a mensalidade do cartão sem comprometer a parcela do imóvel e nem gerar juros para a fatura do mês seguinte.

O cartão possibilita compras que muitas vezes nos passam uma falsa impressão de possibilidade financeira. Quanto antes você prever seus gastos, melhor para sua economia. Faça uma lista com tudo o que esteja precisando, assim você evita gastos desnecessários.

Aproveite os espaços ao seu redor

Muitas pessoas acreditam que para economizar nas contas do apartamento, é necessário cortar todas as formas de diversão que realizavam anteriormente. Mas não é bem assim.

Academia, passeio no parque, visitar ao cinema ou ao clube não precisam ser completamente cancelados, só remanejados. Agora que você vai morar em um residencial completo, pode aproveitar os ambientes compartilhados e gratuitos que o empreendimento oferece.

É possível aproveitar os finais de semana e o tempo livre sem precisar ir muito longe. A área externa arborizada, a piscina compartilhada, ambientes para andar de bicicleta e muito mais vão satisfazer você e toda sua família. Viu só, como tudo é questão de planejar sua vida?

Se você gostou das nossas dicas de como economizar nas contas do apartamento, confira mais no nosso blog e siga a gente nas redes sociais, Facebook e Instagram.