Investir em um imóvel requer planejamento. Quanto mais detalhado forem seus planos, melhor, afinal, você precisa saber o que vai encontrar pela frente para, só assim, evitar problemas no futuro. Uma das maneiras que você precisa cogitar para conseguir a sua moradia é o financiamento, principalmente o tipo realizado com instituições bancárias, como a Caixa Econômica Federal.

No texto de hoje, a VRV vai apresentar para você algumas dicas para planejar o seu financiamento com a Caixa Econômica Federal de forma precisa e assertiva, desde uma análise criteriosa do programa até a escolha do imóvel e levantamento de documentação.

Apenas parece difícil, mas não é. Confira abaixo como planejar o seu financiamento e comprar o seu novo lar!

Como funciona um financiamento habitacional

A compra de uma casa, apartamento ou qualquer outro imóvel habitacional novo, ou usado pode ser realizada através de um pagamento financiado. Esse processo é feito através de bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia que o comprador deseja financiar. A partir desse momento, o comprador passa a pagar a quantia financiada de volta ao banco até quitar sua dívida.

É interessante ter em mente que, mesmo em situação de débito, imóvel pertence ao comprador. No entanto, sem o fim da dívida, a moradia não pode ser negociada. Para vender, alugar ou realizar alguma outra transação com o imóvel, o comprador precisa liquidar todo o valor do contrato de financiamento.

Diversos bancos proporcionam essa solução, porém, existem diferenciais de um para o outro. Normalmente, esses diferenciais são perceptíveis nas condições de pagamento, taxas de juros cobrados, duração dos contratos e o valor imóvel que o comprador deseja adquirir.

Quando escolhido o banco que atende as condições procuradas, o primeiro passo é ir até a agência e conversar com um gerente para iniciar as etapas para a liberação do dinheiro (crédito) em conta.

Financiamento de imóvel com a Caixa Econômica Federal

Não importa se você possui conta em outro banco, o financiamento disponibilizado pela Caixa é a melhor opção, já que oferece as menores taxas de juros do mercado. Por isso, antes de solicitar a aprovação no seu atual banco, procure saber um pouco mais sobre o serviço da Caixa.

Após entender como funciona o financiamento da Caixa, passe para a fase de simulação de valores, onde será estudado a quantia que deve valer como entrada para a casa ou apartamento, o montante a ser financiado e a quantidade de parcelas – em alguns cenários, o pagamento pode durar até 30 anos.

Como isso em mente, é possível entender com velocidade a relevância de um planejamento analítico, que considera o quanto será a entrada e quais serão as parcelas, considerando a renda familiar mensal e o preço do imóvel escolhido.

A Caixa disponibiliza um simulador online, onde também é mostrado mais detalhes sobre prazos e condições.

Com essa fase finalizada, passe a pensar no dinheiro da entrada. Você precisa juntar o dinheiro da entrada do imóvel. Provavelmente, você vai se deparar com quantias altas, porém, não se desespere, pois, o planejamento existe para isso: lidar com o que parece improvável e tirar o sonho do papel. Se houve disposição e disciplina, você consegue começar a poupar hoje mesmo, através de cortes ou aumentando a renda.

Também é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar entrada. Mas, atenção, só podem participar pessoas com uma determinada renda familiar máxima, valor que varia conforme a região do país, portanto, pesquise e fique atento!

A formalização da sua renda é outro pronto que necessidade de delicadeza. Deposite em uma conta bancária todo o dinheiro que você ganha, principalmente se você tiver mais de uma fonte de renda. Isso gerará um extrato da movimentação da sua conta, facilitando a comprovação do dinheiro declarado.

No saco de trabalhadores informais, outra maneira de comprovar a renda que recebe e tem disponível para o investimento no imóvel é abrindo uma empresa como Microempreendedor Individual (MEI). O MEI é a maneira mais ágil e econômica de ter um CNPJ, ainda, você também garante benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.

Na hora de encontrar um imóvel, seja casa ou apartamento, realize esse processo com cuidado para que, além de ter todos os recursos, espaços e tamanho necessários para acomodar você e todos os membros da sua família, ele também tenha toda a documentação em dia. Tenha em mente que os nacos não financiam imóveis sem escritura. Então, caso decida comprar um usado, se atente a esse fato. E verifique também se a residência não tem dívidas ou irregularidades.

Por fim, a parte mais importante: conseguir os documentos para fazer o financiamento corretamente.

A Caixa Econômica Federal solicitará uma lista de documentos para dar entrada no contrato e, caso, alguma parte da papelada não estiver atualizada, estiver incompleta ou não viável para o uso, será impossível ter a aprovação para o financiamento. Por isso, para evitar retrabalho e agilizar o processo, o mais indicado é ir atrás de todos os itens da lista com antecedência e checar o status deles mais de uma vez.

Normalmente, os documentos exigidos para financiamento na Caixa são os seguintes:

  • Documento de identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação);
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Carteira de trabalho.

 

Com essas dicas, você pode planejar o financiamento do seu imóvel dos sonhos com a Caixa Econômica Federal de maneira ágil, prática e com nenhuma dor de cabeça.

Para mais informações como essa, acesse o blog da VRV agora mesmo!