Não existe momento mais mágico na vida de duas pessoas do que o casamento. A partir dele, as almas apaixonadas começam a viver como uma só, compartilhando posses, interesses, sonhos e, é claro, uma só casa. Mas o casamento é só o símbolo do começo de uma nova jornada, muita coisa ainda vem pela frente, por isso é preciso calma, organização e muita força de vontade para atingir os sonhos que ambos têm.

Na postagem de hoje, vamos falar dos pombinhos que vão se casar em breve e querem muito ter um imóvel próprio. Afinal, com a cerimônia mágica e a festa mais animada da vida dos dois, não é mais viável ficar gastando uma enorme quantidade dinheiro pagando aluguel e mais outras contas, não é verdade?

A VRV preparou um conjunto de dicas valiosas para você e seu conjugue organizarem o orçamento mensal e conquistar, de uma vez por todas, o tão sonhado apartamento. Ficaram curiosos? Continue lendo:

[H2] PLANEJAMENTO PARA A COMPRA DO IMÓVEL DE CASAL

Muita gente acredita que planejamento e educação financeira é coisa de “gente rica”, mas esse é um grande equívoco. Também é um erro achar que é complicado de mais se preparar para um grande investimento, afinal, quanto mais apertado você estiver com os ganhos mensais, mais valioso será o preparo econômico do casal.

Abaixo você pode conferir passos essenciais para um plano de aquisição de uma casa ou apartamento, dependendo da preferência. Veja:

ENTENDA A SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS DOIS

O primeiro passo é vital para as próximas tomadas de decisão. Ambos devem se manter centrados e realistas com seus desejos e expectativas, afinal, comprar um lar logo após fazer uma festa de casamento deve pesar muito no bolso das duas pessoas.

Por isso, ao pensar na casa ou apartamento, é preciso avaliar a quantidade de dinheiro que cada um possui e quanto falta para alcançarem o que estão desejando. Lógico, incluindo sempre os possíveis gastos que vão encontrar no percurso.

PESQUISE ALTERNATIVAS DE COMPRA DE IMÓVEL

Existe diversas alternativas de compra de um imóvel além do pagamento à vista. Você pode solicitar crédito financeiro para promotoras de crédito, realizar um consórcio imobiliário ou ingressar em projetos do governo, principalmente por estes valorizarem novas famílias que desejam ter o próprio e primeiro lar juntas.

Todavia, a opção mais popular e que dá cada vez mais certo para os brasileiros é a adesão do programa Casa Verde e Amarela, a reformulação do antigo Minha Casa Minha Vida.

O funcionamento é simples, ele concede financiamento imobiliário para famílias com determinadas faixas de renda e que atendam a alguns requisitos. Oferece, também, formas de pagamento facilitado e permite usar o saldo do FGTS para abater uma porcentagem da entrada, diminuindo mais ainda a parcela mensal.

ESTABELEÇA O LIMITE DO ORÇAMENTO

Entender o limite do orçamento mensal de vocês é importante para saber quais responsabilidades podem ser assumidas sem ficar no vermelho. Por exemplo, para a compra do imóvel, caso o financiamento seja feito ainda na planta, é possível parcelar a entrada do apartamento. De qualquer forma, mesmo que seja possível pagar parcelas menores, é muito importante definir um limite mensal de gastos por questões de segurança e estabilidade.

CALCULE O PRAZO PARA A COMPRA DO IMÓVEL

Se a decisão dos dois é não começar o investimento imediatamente, então vocês têm tempo para se planejar e poupar dinheiro. E fazer isso é simples, pode ser cortando gastos desnecessários, quitando ou evitando fazer novas dívidas, guardar o cartão de crédito ou arranjando uma fonte de renda extra.

A partir disso, vai faltar definir o período em que pretendem dar iniciar a conquista do sonho e, até lá, economizar ao máximo.

Ter um prazo certo ajuda a colocar os planos em ação para que os preparativos não fiquem para a última hora. O passo seguinte é avaliar o que vale a pena ser pago à vista e quando precisa ser pago.

Seguindo essas dicas e mantendo-se fiel ao seu objetivo, em breve você terá o lar que tanto sonhou e estará vivendo o “felizes para sempre” ao lado do parceiro ou parceira que ama tanto.

Gostaria de mais dicas como essas? Acesse o blog da VRV.