Quem nunca morou em condomínio e está prestes a se mudar para o seu primeiro imóvel próprio, em um clube residencial, está estar imaginando quais maravilhas e desafios o espera no futuro.

Este certamente é um momento mágico, de muita ansiedade, felicidade e, claro, diversas dúvidas borbulhando pela cabeça. Mas, mantenha a calma, porque essa sensação é só no início e, logo, você se acostuma.

Afinal, quem nunca morou em condomínio pode ter dificuldades para se adaptar às regras, aos espaços compartilhados, a maneira que as atividades são organizadas e os vizinhos se relacionam, mas passa rápido.

E para te ajudar nesse período de adaptação, reunimos cinco dicas para quem nunca morou em condomínio, mas comprou seu apê próprio e está prestes a ocupar ele. Continue lendo e saiba mais!

5 dicas para quem nunca morou em condomínio

Selecionamos cinco dicas para você ter uma ótima experiência de vida na sua primeira vez morando em um apartamento num condomínio clube, mantendo a harmonia e o convívio, sobretudo a elegância.

Mantenha um diálogo saudável com os moradores

Quem nunca morou em condomínio deve saber que, diferente de morar em uma casa, os espaços compartilhados costumam ser mais frequentados e os vizinhos mais perto um dos outros, logo o respeito é primordial.

Por isso, para evitar desentendimentos, busque sempre manter um diálogo claro e saudável, evitando discussões que podem evoluir para um problema maior e afetar até mesmo quem não está envolvida na situação.

Busque manter um bom senso

Bom senso é uma chave para quem nunca morou em apartamento e vai ter essa experiência pela primeira vez. Afinal, fazer uma obra no apê, usar as áreas comuns do prédio e receber visitas, podem atrapalhar os vizinhos.

Logo, seus momentos de diversão não podem se tornar incômodos para os outros moradores, que devem estar procurando paz e sossego dentro de casa. Preste atenção a barulhos, ao horário e evite bagunças.

Conheça e respeite todas as regras

Para que uma comunidade seja organizada e boa para todos que residem ali, é preciso que existam regras, deveres e direitos, assim, a segurança e a paz dos moradores podem ser prevenidas com um respaldo coletivo.

Portanto, ao se mudar para um condomínio, busque conhecer as normas do prédio, com isso, em todas as suas relações sociais serão mantidas a ordem e o companheirismo com vizinhos e prestadores de serviço.

Frequente as assembleias de moradores

Essa é uma extensão da dica anterior.

Se você nunca morou em condomínio, então raramente precisou visitar assembleias de moradores, mas elas são muito recorrentes em residenciais clubes para passar informações importantes.

Faça questão de estar presente em todas elas para conhecer as regras e orientações dos síndicos, além de debater, fazer pedidos e votar em caso de eleições ou decisões que vão afetar todos os moradores.

A sua presença nas reuniões é uma vantagem para toda a comunidade. Com a consciência do que está acontecendo ali dentro, o seu papel na harmonia e no pleno entendimento entre todos fica maior e mais forte.

Pague as contas do condomínio em dia

É muito obvio que você precisa pagar as contas do residencial. No entanto, que nunca morou em condomínio provavelmente não sabe a importância da quitação em dia ou até mesmo adiantada dos valores.

Com os valores pagos, todas as despesas coletivas são quitadas, o que inclui a manutenção dos espaços coletivos e distribuição de energia, água, gás e etc. Caso você fique inadimplente, todos sofrerão o impacto.

Não se esqueça que morar em um prédio significa ser responsável e autoconsciente para que o seu estilo de vida faça bem para você e não atrapalhe os seus vizinhos.

Caso você tenha gostado das nossas dicas, confira outras no nosso blog. Também, siga a gente no Facebook e Instagram para mais informações.