O valor de compra e venda de um imóvel é definido por uma série de fatores. Essas características são verdadeiros diferenciais que conseguem chamar a atenção de mais compradores, como a localização, planta, acabamento, garagem, jardim, áreas de lazer e muito mais.

Quem está escolhendo uma casa ou um apartamento, vai levar em conta esses detalhes, principalmente se possuírem as qualidades certas para preencher os requisitos do comprador. Como a casa é um porto seguro, é mais do que normalmente ficar atento a essas minúcias.

Nesta publicação, apontaremos as principais características que valorizam um imóvel, ajudam a aumentar o seu valor no mercado e o deixam mais atraente para os clientes. Continue lendo e saiba mais:

As principais características que valorizam um imóvel

Se você está à procura de uma nova residência, essas características ajudarão você a medir e comparar o custo-benefício das opções do mercado. Mas, se você deseja vender um imóvel, a lista abaixo garantirá que você estipule um preço justo. Veja:

Localização

A localização é um dos fatores mais críticos para um imóvel. Todos querem morar em uma casa ou apartamento dentro de um bairro com ótima infraestrutura, perto de escolas, hospitais, supermercados e outros comércios de necessidades básicas e relevantes.

Por isso, a procura por esse detalhe é alta. Afinal, deve ser muito prazeroso não demorar muito para chegar ao trabalho, poder comprar o pão quentinho do café da manhã em minutos ou simplesmente sair do metrô, virar na esquina e entrar em casa.

Planta

Uma planta bem planejada, com espaços bem distribuídos, tanto na parte interna quanto externa, também chama atenção e valoriza uma residência. Outras possibilidades de plantas chamativas são as que possuem espaços integrados, sem paredes para dividir cômodos, mas com um design arrojado e moderno para delimitar a vibe de cada ambiente.

O posicionamento em relação ao sol, às áreas de ventilação e à vista são outros três fatores que precisam de destaque. Até porque, ninguém quer comprar um imóvel que precisa ser inteiramente reformado.

Acabamento

Todos os detalhes são importantes na hora de definir o valor ou realizar a compra de uma propriedade. Por isso, é importante prestar a máxima atenção possível. Piso de qualidade, pintura, integridade dos rodapés, tomadas e interruptores, fechaduras, entre muitas outras questões influenciam na valorização (ou desvalorização).

É sempre bom rever esses pontos com cuidado e se certificar de que o valor anunciado faz jus ao cuidado que foi aplicado na casa ou no apartamento.

Áreas de lazer

Às vezes, o que está exposto fora de casa, mas bem pertinho, também se torna uma característica que aumenta a valorização de um imóvel, ainda mais se a casa ou apartamento estiver estabelecido dentro de um condomínio residencial do estilo clube esportivo.

As pessoas têm passado cada vez mais tempo dentro de casa e tentado evitar ir para muito longe. Por isso, áreas como playground e brinquedoteca para crianças, salão de festas, piscina, academia e quadra esportiva, entre outros espaços, “dentro de casa”, se tornam importantes e grandes atrativos.

Segurança

Por último, mas não menos importante, a segurança. Essa é uma questão de altíssima importância para decidir se o imóvel é ideal ou não para morar, logo agregando mais valor para ele. Os empreendimentos que investem em segurança são os favoritos dos consumidores. Segurança 24h na portaria, na garagem, nos corredores, espaços internos e até mesmo dentro dos apartamentos e casas é um diferencial.

Ao analisar essas questões, é possível saber se um determinado imóvel merece o seu investimento e possui o custo-benefício mais adequado. Confira mais publicações como essa no nosso blog.