Você sabe o que é uma casa inteligente? Diferente da também popular casa conectada, ou casa automatizada, é uma residência que realiza todo o trabalho para o morador, sem a necessidade de comandos específicos (comandos de voz, por exemplo) para que os processos sejam executados.

Imagine que você acabou de acordar e, enquanto levanta e toma realizar a sua higiene matinal, a luz do quarto se apaga e a da cozinha acende, a cafeteira começa a preparar o seu café matinal, uma música suave começa a tocar e a temperatura é perfeitamente regulada, sem você usar qualquer controle ou aperte se quer um botão.

Parece um sonho, certo? Mas saiba ser um cenário que pode ser real e já é comum em alguns países. Gostaria de saber mais a respeito das casas e apartamentos inteligentes? Então, continue lendo este texto que a VRV te explica com detalhes.

O que é Casa Inteligente?

Como dito acima, é uma moradia que realiza tarefas rotineiras sem a intervenção do humano, tudo é baseado na automação.

No entanto, para isso acontecer, são necessários eletrodomésticos e eletroeletrônicos específicos, já adaptados para realizar as ações de maneira autônoma, por estarem conectados à internet.

Infelizmente, no Brasil ainda não há uma grande variedade de equipamentos inteligentes, e boa parte dos disponíveis requer bastante investimento. Porém, existem opções bem próximas dos “inteligentes”, que operam com o auxílio das famosas assistentes virtuais.

Diversas fabricantes também já estão importando modelos de geladeiras, smart TVs e aspiradores de pó, por exemplo, para suprir a demanda crescente por esses dispositivos, então, a facilidade para montar a sua casa inteligente tem ficado cada vez maior.

Enquanto isso, os modelos que não se encontram no grupo de aparelhos ideais precisam de algum dispositivo que reúna as configurações dos dispositivos automatizados e instalados em casa para funcionem. Alguns usuários optam pelo próprio celular, quando compatível, mas outros recorrem a aparelhos como o Amazon Echo, Google Assistente e o HomeKit, da Apple.

Como montar a sua própria casa inteligente

Antes de adquirir os produtos inteligentes, é preciso preparar a sua moradia com os espaços e demais recursos que farão seus equipamentos trabalharem adequadamente.

Começamos com a conexão à internet e um bom roteador. Muitos usuários costumam considerar apenas a velocidade do pacote contratado, mas é importante ter em mente a qualidade da conexão, do aparelho que distribui as ondas para a casa e o melhor cômodo para posicioná-lo.

Roteadores costumam ficam em pontos centrais da casa ou do apartamento e, para garantir que todos os seus apetrechos se mantenham conectados, é bom ter três ou mais antenas, podendo ser utilizado um repetidor de sinais para que não haja interrupção da internet em nenhum ambiente. A respeito da velocidade, 15 a 20 Mega é suficiente.

Em sequência, é preciso se preocupar com o Hub, ou seja, o dispositivo que controlará dos eletrônicos que automatizam o seu lar.

Como já citado, algumas pessoas utilizam os próprios smartphones para comandar a sua casa inteligente, enquanto outras recorrem às assistentes virtuais presentes no Amazon Echo, Google Assistente e no HomeKit, que operam funções “em cascata” ou agendadas para determinados dias e horários.

Mas, a escolha do Hub depende da compatibilidade com os eletrodomésticos que o morador busca adquirir e do seu gosto pessoal.

Por fim, é adquirir os dispositivos compatíveis para automatizar a sua casa ou apartamento e viver com muito conforto.

O importante é realizar uma pesquisa bem detalhada para identificar os produtos que, além de fazerem o seu estilo, sejam compatíveis com o seu Hub e tenham acesso à internet. Atualmente, cada vez mais produtos eletrônicos para o lar tem acesso à internet, entretanto, é sempre bom perguntar ao vendedor ou conferir a embalagem para ter certeza.

Os itens mais comuns a serem adquiridos no Brasil são: smart TVs, aparelhos de som, lâmpadas e iluminação, geladeiras, aspiradores de pó, sistemas de climatização, sistemas de segurança, irrigação, sensores de movimento, portas e portões, entre outros.

 

Vale a pena apontar que a Apple comercializa alguns acessórios que funcionam exclusivamente com o HomeKit.

casa inteligente

Casas inteligentes são sinônimo de conforto e modernidade. Para quem busca praticidade e um cotidiano mais simples e ágil, o investimento, caro ou não, pode ser uma ótima solução. A dica é ir preparando seus ambientes gradualmente até atingir o cenário esperado.

Para mais dicas que tornem o seu lar ainda melhor, acesse o blog da VRV.