Em alguns tramites da sua vida, vai ser necessário calcular a renda familiar. Aquelas pessoas que ainda não estão acostumadas com esse termo podem acabar tendo várias dúvidas, mas elas estão prestes a acabar! Se você deseja saber detalhes a respeito da renda gerada por uma família, continue lendo este texto até o final. Acompanhe:

O que significa renda família?

Renda familiar é o termo utilizado para designar a quantidade da renda bruta individual de todas as pessoas que moram na mesma casa. Por exemplo, se em uma casa moram 5 pessoas assalariadas, então a renda será o valor correspondente a somatória dos cinco salários recebidos todo mês.

Esse cálculo é solicitado em diversos projetos do governo e de municípios por todo Brasil, sendo os mais comuns o projeto Casa Verde e Amarela, voltado para a distribuição de crédito para a conquista da casa própria, e programas de ensino, como ProUni, FIES e Sisu. Todos esses casos usam como critério de aprovação ou reprovação dos candidatos a soma dos salários.

O que é renda familiar per capita?

O termo “per capita” indica a divisão da soma dos valores pelo número de pessoas que residem no imóvel. Então, se o total foi 5 mil reais por mês, e esse número for distribuído para os 5 moradores, a per capita será de mil reais. Isso não é a mesma coisa que o salário de cada um, já que uns podem receber mais do que outros, por isso as contas matemáticas devem ser feitas.

CURIOSIDADE: “per capita” é uma expressão do latim que significa “por cabeça”. Em uma tradução liberal, ficaria “por unidade” ou “por individuo”.

O que compõe a renda familiar?

Outras fontes de ganhos monetários além do salário compõem a renda familiar, como você pode ver a seguir. Por isso, não se esqueça de levar em conta sempre que a somatória for solicitada para alguma atividade.

  • Salários;
  • Proventos;
  • Pró-labore;
  • Pensões;
  • Benefícios da previdência pública ou privada;
  • Comissões;
  • Rendimentos de trabalho não assalariado;
  • Rendimentos advindos de atividades autônomas.

A pensão alimentícia é considerada renda familiar em alguns casos, sendo eles todas as atividades com fins assistenciais, de acordo com o Decreto nº 6.214/2007. Em outras situações, o mais indicado é conferir a legislação vigente para evitar complicações e dores de cabeça no futuro.

Como calcular a renda familiar?

Fazer a somatória é muito simples, tudo que você vai precisar fazer e listar os rendimentos mensais de todos os moradores do imóvel e, em seguida, soma-los. O resultado é a renda familiar que deve ser informada na transição que você pretende fazer.

No caso da renda familiar per capita, a primeira parte do processo é igual, porém, dessa vez, será necessário dividir o valor total pelo número de membros familiares ou companheiros que dividem a residência contigo. O resultado dessa nova operação é o equivalente a cada pessoa.

Como comprovar a renda familiar?

Geralmente, para comprovar a renda familiar é necessário coletar uma lista de documentos, sendo eles:

  1. Documentos de identificação do candidato e dos membros de seu grupo familiar;
  2. Documentos de comprovação de moradia;
  3. Documentos para comprovação da renda familiar bruta mensal.

A documentação que comprova a situação financeira pode ser bastante extensão, já que depende da situação de cada solicitante. Normalmente, o trâmite que você deseja fazer (comprar uma casa, apartamento ou ingressar no ensino superior) disponibiliza a lista completa da papelada. Mas já adiantamos que pode incluir: Carteira de Trabalho, extratos bancários, cópia dos contracheques, entre outros.

Como fazer a declaração da renda familiar?

Os documentos recolhidos devem ser apresentados junto a uma declaração. Normalmente, o órgão ou instituição que irá fazer a análise disponibiliza um modelo, mas na internet você também pode encontrar opções prontas para serem imprimidas e preenchidas.

 

Gostou das dicas? Confira mais dicas em nosso blog!