O novo ano já começou e trouxe com ele diversas oportunidades de renovação. Muitas pessoas aproveitam o primeiro dos novos doze meses para trocar coisas velhas por novas, como, por exemplo, roupas, brinquedos, eletrodomésticos e, principalmente, a decoração da casa. Em alguns casos, até de residência determinas famílias conseguem trocar.

Devido a pandemia, muitos passaram a compreender suas casas de outra maneira. Começaram a analisar o que é realmente necessário em suas vidas e que pode tornar seu cotidiano mais confortável. Assim, a preocupação com o bem-estar se tornou ainda mais pesada na hora de decidir aquilo que entra e aquilo que sai pela porta da frente. Especialistas da decoração e arquitetura afirmam que esse pensamento não vai mudar ao longo de 2021 e a multifuncionalidade e a conexão com a natureza ainda serão pautas importantes.

Pensando nisso, o Grupo VRV separou para vocês as principais tendências de decoração para 2021. Continue lendo e confira!

Elementos da natureza

O estilo urban jungle já é destaque em casas e apartamentos de millenials e, pelo visto, vai demorar para sair de moda.

Pisos e móveis de madeiras (ou que imitam a madeira), tanto em tonalidades claras quanto escuras, serão muito usados.

Revestimento de tetos, pisos e paredes acabam sendo uma boa opção para harmonizar o cômodo.

E por fim, plantas, pequenas e médias, ganharão cada vez mais destaque nos espaços, penduradas em vasinhos na sala de estar ou quartos, ou como hortas verticais nas cozinhas.

Fotografias e quadros

Devido a era digital, fotos impressas caíram em desuso, salvo alguns casos. Mas, em 2021, elas estão voltando com tudo para enfeitar salas de estar e quartos. Aliadas a quadros com molduras charmosas, o combo fica ainda mais poderosos e adquire aplicações novas e criativas. Caso você não esteja a fim de usar fotos, uma opção é colocar apenas quadros com mensagens positivas ou ilustrações no local que preferir.

Cores e texturas

Como o intuito é criar espaços aconchegantes e tranquilos, locais de uso coletivo devem ser preenchidos com tonalidades claras, no mesmo espectro do branco, cinza e bege. Enquanto cômodos que exigem criatividade, o uso de azul, verde, vermelho e amarelo é válido.

Papéis de parede personalizados também são ótimas alternativas, podendo ter diversas texturas e estampas.

Espelhos

Além de serem práticos e extremamente úteis, os espelhos de diferentes formatos, tamanhos e com ou sem molduras, atribuem modernidade aos cômodos. Uma de suas funções mais interessantes é a de criar a sensação de amplitude em locais pequenos. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade.

Iluminação

A iluminação pode melhorar ou piorar o conforto do ambiente, por isso é preciso ter atenção especial no momento da instalação e escolha das lapadas e luminárias.

Você também deve usar as janelas ao seu favor, pois a iluminação natural durante o dia, além de fazer bem aos moradores, ajuda a reduzir gastos com energia elétrica.

Objetos de artesanato

Fofos e fáceis de serem encontrados (ou produzidos pelo próprio morador), objetos decorativos artesanais estão voltando graças ao conforto, simplicidade e originalidade conferidos aos lares.

Gostou dessas dicas? Gostaria de ver mais informações sobre decoração de casas e apartamentos? Então acesse o blog!