Renove a decoração do seu apartamento com as cores

As cores de determinado ambiente são fatores fundamentais na decoração. Quase sempre, pensamos que a mudança perfeita inclui a troca de móveis e itens decorativos, mas, às vezes, basta trocar as cores da parede para dar novos ares aos cômodos.

A pintura é um recurso poderoso, de efeito instantâneo, rápida aplicação e baixíssimo custo de investimento. Seu impacto é tão grande que chega a afetar o estado de espírito dos moradores, dando leveza ao psicológico e deixando seus pensamentos mais calmos. Não trocar a tinta é um erro fatal de redecorarão, porque, além da sujeira acumulada após um período, novos móveis e peças podem não se destacar ou harmonizar com o ambiente.

Imagine as paredes como um quadro vazio. A tinta é aplicada da forma que quisermos, atribuindo muita personalidade e modernidade ao apartamento, na mesma medida em que prepara um plano de fundo para novas imagens (mobília) serem inseridas. Em outras palavras, belas paredes são fundamentais.

No entanto, as cores ainda podem ser expressas na madeira, itens decorativos, panos, tapetes, cortinas, piso etc. Separamos dicas para você renovar seu apartamento com assertividade e sofisticação. Confira:

Pontos de foco

Uma possibilidade é escolher uma única parede e ilustrá-la para ser o foco da decoração. Esse estilo é bastante utilizado nos apartamentos pequenos, muitas vezes integrados, por transmitir a sensação de profundidade e amplitude. Outros pontos positivos são a rápida execução do projeto e a fácil mesclagem com enfeites e adereços.

Divisão de ambientes

Nas residências que dispensam paredes para dividir cômodos, uma boa ideia é contrastar a paleta de ambientes diferentes a fim de criar novas atmosferas e delimitar espaços. Desse modo, acontece uma divisão visual sutil, mas bem funcional. Cores vivas, como vermelho, ciano e branco, conseguem separar a cozinha da sala de estar e varanda, por exemplo.

Projetos monocromáticos

Algumas pessoas acreditam que tonalidades profundas não funcionam em metragens pequenas, mas esse é um conceito ultrapassado. Azul e verde-escuro podem ser usados para agregar valores da natureza aos quartos e salas, enquanto diversas medidas de cinza harmonizam suavemente com o minimalismo e o industrial (mobília e adornos de metal e ferro).

Realce da iluminação

O uso de tons claros nos locais iluminados naturalmente durante o dia é comum, porém, não cai em desuso devido a sua forte funcionalidade. A beleza é apenas um dos benefícios desse método, pois, durante o dia, as pinturas refletem a luz do sol, reduzindo a necessidade de lâmpadas ligadas e, consequentemente, diminuindo o consumo de energia elétrica. Além do branco, as “cores bebês” são boas opções.

Repaginar a sua casa ou apartamento é bem mais fácil e simples do que você imagina! Para outras dicas como essas, acesse o blog da VRV!