Se você está pensando em comprar o primeiro apartamento, é preciso prestar muita atenção a alguns detalhes, sendo o principal deles a documentação.

Durante a fase de análise da compra do primeiro apartamento, a construtora ou imobiliária irá fazer uma análise inicial. E uma fase extensa e com muitas burocracias, mas necessária.

Mas por que a papelada é tão importante para o primeiro apartamento? A primeira resposta é porque esse método garante mais segurança e transparência no procedimento. Assim, você tem mais tranquilidade.

Com todos os documentos em mãos, é certeza de que o imóvel está regularizado e sua família poderá desfrutar do local sem correr riscos futuros.

Além disso, os documentos do seu primeiro apartamento vão te proteger de possíveis golpes, já que, com tudo documentado, qualquer incongruência ou falha pode ser verificada rapidamente.

Diante disso tudo, é possível dizer que a documentação da compra do seu primeiro apartamento certifica que o seu investimento não apresenta nenhum risco financeiro.

Agora, podemos falar sobre cada documento:

Quais os documentos necessários para a compra do primeiro apartamento?

Como apontado no começo do texto, os documentos necessários para adquirir o seu primeiro apartamento são fundamentais para que o processo ocorro de maneira segura e eficiente.

Por isso, separamos uma lista com a principal parta da papelada para você adiantar a sua organização. Mas, atenção, dependendo da construtora ou imobiliária, a lista pode variar, pedindo mais ou menos documentos.

Confira a lista de documentos necessários para conquistar seu primeiro apartamento abaixo:

Comprovante de identidade

O primeiro passo em direção a conquista do seu primeiro apartamento próprio é ter um comprovante de identidade em mãos, como RG, carteira de motorista ou passaporte.

Esse documento é importante porque ajuda a identificar a pessoas que está fazendo a aquisição do imóvel, além de facilitar o processo de cadastramento que precisa ser feito (normalmente, é mais de um).

Declaração do imposto de renda

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um documento bastante solicitado pelas empresas para conhecer a situação da renda de quem está fazendo a compra.

O documento é muito importante, ainda mais se você planeja fazer o financiamento imobiliário. Afinal de contar, durante os cálculos, as prestações não podem ser superiores a 30% da sua renda, entre outras condições.

Comprovante de estado civil

Esse documento é um dos mais simples desta lista. Sua função é comprovar que a pessoas que está no processo de compra do primeiro apartamento está solteiro ou casado.

Muitas vezes, essa situação pode ajudar a decidir de maneira positiva pedidos de financiamento, entre outras facilidades na transação com a construtora, incorporadora ou imobiliária.

Extrato do FGTS

Existem poucos casos em que esse documento é necessário, depende exclusivamente das necessidades da empresa com a qual você está negociando.

Todavia, é importante destacar esse documento porque muitas pessoas usam os recursos disponíveis no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço para comprar o financiar o apê.

Assim, já ter esse papel consigo para apresentar quando/se for solicitado é uma mão na roda, economiza tempo e dores de cabeça.

Documentos recebidos após a compra do primeiro apartamento

Adicionamos essa parte ao post para que você entenda também que as papeladas entregues pela construtora ou incorporadora são muito importantes e precisam ser bem arquivadas.

Esses papeis comprovam que você é o proprietário do apartamento. E você não sabe quais documentos são recebidos após comprar o imóvel, destacamos três que são extremamente importantes.

Matrícula do imóvel atualizada

Esse documento concentra todas as informações do imóvel. Em outras palavras, diz quem é o proprietário, área total, área construída, localização, etc.

Funciona como uma certidão de nascimento do seu apartamento.

Escritura do imóvel atualizada

É um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis após a assinatura do contrato e a conclusão da compra do imóvel.

Mas atenção, esse papel só é emitido em compras à vista. Quando é um financiamento, o comprador só recebe ele em mãos (escritura definitiva) após a quitação de todas as parcelas.

Planta baixa

A planta baixa é um documento feito pelo arquiteto responsável pela obra e que representa o layout do seu apartamento. Assim, é possível verificar se o projeto apresentado condiz com a construção final.

Com esse documento, quem estiver comprando o primeiro apartamento tem uma visão geral de tudo que existe dentro da construção e detalhes sobre medidas, espaços e instalações por menores que sejam.

Como vimos ao longo do texto, os documentos são essenciais durante e após a aquisição de um imóvel. Por isso, é importante está preparado e tirar todas as suas dúvidas com a construtora ou imobiliária.

Separar os documentos previamente, ajuda a economizar tempo e diminuir dores de cabeça. Gostou desse post e gostaria de conferir mais, acesse o nosso blog.

Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.