Você finalmente realizou o sonho da casa própria. Abandonou o aluguel e agora possui um espaço unicamente seu e de sua família. Mas antes de se mudar para o novo apartamento, é preciso decorá-lo e organizar todos os cômodos. Fazer isso com cuidado e muito planejamento é essencial para tornar a sua rotina daquele momento em diante mais prática e funcional.

É possível preencher o seu imóvel com a ajuda de um profissional de decoração, porém, se quiser fazer isso sozinho, separamos algumas dicas para que você possar tornar os seus ambientes perfeitos e adequados às necessidades de todos que moram com você.

Continue lendo este texto e confira nossas dicas e organização!

Comece pela pintura

Toda residência ganha mais vida, graças às cores. São as tintas que cobrem as paredes que determinam o humor das salas, quartos cozinha, banheiro e área externa. Tenha muito cuidado ao selecionar a sua paleta de cores, para ela não atrapalhar mais do que ajudar na composição do ambiente.

O ideal é escolher cores que combinarão com móveis, nada muito gritante ou extravagando para não irritar visualmente e nem sair de modo em pouco tempo, demandando uma nova mudança de estilo. Cores claras, além de aconchegantes, ajudam na iluminação e atribuem uma sensação de amplitude, enquanto cores escuras, quando bem aplicadas, agregam sofisticação e modernidade ao cômodo.

A escolha dos móveis

Móveis envolvem fatores importantes, como beleza, funcionalidade, custo e o desejo de consumo. Escolher a mobília pode parecer fácil, afinal, você comprará aquilo que sempre quis ter, mas também é uma tarefa que cobra estudo e cuidado.

Ser bonito ou não depende do gosto pessoal, mas algo é certo, os móveis de determinado espaço precisam ser harmônicos. A respeito da funcionalidade, mais do que belos itens, eles têm que ser uteis. Não basta apenas ter um móvel que ocupará espaço e não ser usado para nada – apartamentos com metragem reduzida tornam cada centímetro extremamente valioso.

Uma boa dica é ir às comprar com todos os cômodos do apto medidos. Planejamento é a espinha dorsal da escolha de mobília, ter tudo listado e imaginado permite que você seja mais assertivo e te impede de adquirir coisas demais ou grande demais. Fazer orçamentos também é indispensável para economizar dinheiro.

Que tal móveis planejados?

Ainda a respeito da mobília, os móveis planejados são uma ótima opção àqueles que querem ser ainda mais precisos e detalhistas. Quando feitos sob medida, eles ocupam perfeitamente cada canto, sem mais e nem menos, sem contar as diversas funções que podem ter.

E, apesar do custo um pouco acima da média, os móveis planejados possuem custo-benefício altíssimo agregado. A matéria-prima usada na sua composição é mais resistente e duradoura, a construção atende às necessidades do cliente, além de serem únicos e cheios de personalidade.

Os planejados podem ser adquiridos para qualquer espaço, incluindo sala de estar, cozinha, quarto, banheiro e até mesmo para a varanda.

Os eletrodomésticos

Atualmente, os eletrodomésticos são mais compactos, permitindo que sejam guardados em espaços menores. Alguns deles são multiúso e desempenham mais de uma função, esses são facilmente encontrados na internet. O certo é selecionar apenas os indispensáveis para o cotidiano, principalmente os aparelhos elétricos que são usados na cozinha.

Entre outros temo televisões que dispensam apoio e podem ser acopladas nas paredes; ventiladores podem ser instalados no teto; dependendo das necessidades, computadores de mesa podem ser facilmente substituídos por laptops; máquinas de lavar roupa desempenham diversas funções, poupando também o tempo; e temos os cooktops, que dispensam grande parte de um fogão convencional, liberando também o espaço. Esses são apenas alguns de muitos exemplos de itens compactos e essenciais.

Itens decorativos

Após adquirir e alocar tudo que comprou, você pode investir no embelezamento extra do apartamento. Flores, enfeites, quadros, luzes e diversos outros ornamentos podem ser explorados para dar aquela pitada de aconchego e de individualidade que muitos querem ter em seus quartos, por exemplo.

Mas fique atento aos exageros, pois, em excesso, esses pequenos e médios enfeites podem poluir o visualmente a casa e até mesmo atrapalhar a movimentação de pessoas, principalmente quando houver grande número de visitas.

Espero que tenham gostado de nossas dicas. Com elas, ficará muito mais fácil preparar o seu novo apartamento para toda sua família morar. Caso queira mais dicas como essas, acesse o blog da VRV e leia muitos outros posts.

0 0 votes
Article Rating