Continuando a nossa série de posts sobre decorações para o seu novo lar, hoje falaremos sobre a decoração vintage. Esse estilo permite criar ambientes muito charmosos e elegantes, de maneira simples e prática.

Então, se você está prestes a se mudar para o apartamento que acabou de comprar e não sabe o que fazer com esses cômodos novinhos em folha, continue lendo esta publicação para ter ideias muito originais!

O que é decoração vintage?

O estilo vintage é muito popular no universo da moda (roupas) e da decoração. Portanto, se você acompanha alguma desses dois segmentos, já deve ter ouvido falar de “coisas vintage”.

Mas se não for o seu caso, estamos aqui para explicar. Assim como a decoração retrô, a decoração vintage é baseada numa estética nostálgica e no resgate de peças e ambientações do passado.

Esse estilo permite criar visuais mais charmosos, românticos e cheios de personalidade, dependendo da forma como você organiza os objetos e as cores do imóvel.

Basicamente, a decoração vintage é caracterizada pelo uso de mobílias que remetem a uma época distante no intuito de apresentar mais personalidade e autenticidades, sem parecer comido ou caricato.

Qual a diferença entre o vintage e o retrô?

Você deve estar se perguntando se a decoração vintage não é a mesma que a decoração retrô, já que ambas investem na antiguidade. Mas, na verdade, elas são bastante diferentes.

No vintage, você mobília o seu apartamento com itens originais da época, podendo ser herdados ou comprados em antiquários. Enquanto no retrô novas peças são criadas fazendo uma releitura das décadas anteriores.

Portanto, o estilo vintage é tingido com mais exclusividade, já que o ambiente carrega histórias e significados em cada peça ou decoração.

Como usar o vintage no seu apartamento

Se agora você tem certeza que quer investir no vintage, vamos explicar passo a passo como usar essa tendência nos cômodos do seu lar.

O uso das cores

A primeira coisa que você deve ter em mente é que não são apenas os móveis que definem a decoração vintage; as cores também são extra importantes. Logo, uma palheta com tons pastéis predominantes é vital.

No entanto, é importante usar contrapontos também e é aí que a sua mobília brilha. Ao usar cores fortes de madeiras e pintadas nos detalhes, seus sofás, mesas, cadeiras, etc se tornam os protagonistas de cada cômodo.

E esse jogo de cores pode ser aplicado em qualquer lugar, na esquematização e combinação que você achar melhor!

Sala de estar com decoração vintage

A sala de estar é um dos cômodos mais importante. É lá que você recebe as visitas e passa grande parte do tempo com a família. Por isso, na hora de apostar na decoração vintage, dê atenção especial a esse canto.

A peça principal de salas de estar costumam ser o sofá, logo, você pode ir até lojas especializadas em antiguidades para adquirir um com autêntico, em bom estado e bastante bonito.

Além disso, também é possível investir em peças decorativas diferenciadas, como um telefone antigo, vitrola, abajur, cortinas com estampas diferenciadas e cores históricas, etc.

Cozinha com decoração vintage

Se você acha que a decoração vintage na cozinha pode ser complicada, dessa vez você tem toda razão. Afinal, esse é um cômodo que depende muito dos eletrodomésticos, assim, é difícil usar e encontrar aparelhos antigos.

Nesse caso, você pode recorrer a modelos retrô para dar um “anganadinha”, ou melhor, investir em objetos decorativos do passado que harmonizem bem com sua geladeira, fogão e micro-ondas moderno.

Banheiro com decoração vintage

Diferente da cozinha, a decoração vintage no banheiro é mais simples e acessível. Isso acontece porque grande parte do seu investimento vai para as paredes, onde pode ser colocado cimento queimado ou azulejos de metrô brancos.

Ainda é possível instalar saboneteiras nas paredes, um aparador, que serve tanto como armário quanto como suporte para os lavatórios, e espelhos com molduras volumosas e antigas.

Quartos de decoração vintage

Em relação ao quarto, um único móvel vintage já destaca a decoração e na maioria das vezes é a cama. Todavia, você pode investir em outras mobílias para criar ainda mais harmonia, como criados mudos, armário, e as cortinas.

Ainda é possível enriquecer esse estilo com formas, texturas, cores e estampas no chão, nas paredes e tapes para aumentar a magia visual.

E, assim como na sala, um abajur ou luminária, quadros e travesseiros conseguem dar um toque especial na ambientação. Com essas dicas, você consegue uma decoração vintage muito bonita!

Se você gostou deste texto, confira mais dicas no nosso blog e nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram.