Quando o assunto é decoração, cores e combinações de tons é a primeira coisa que costumar surgir na cabeça das pessoas. E isso é muito normal, afinal, esse é o fator que ajuda a estabelecer o “humor” do ambiente, tornando ele mais ou menos receptivo e aconchegante.

Você sabia que existe até uma área do conhecimento que estuda o poder das cores? Ela é chamada de psicologia das cores e é muito usada por profissionais de marketing e comunicação, mas também é um recurso poderoso para quem trabalha com design de interiores. Enfim, tons transmitem emoções, logo é essencial tomar cuidado na hora de pintar a casa.

Nesta publicação, vamos te dar algumas orientações para a decoração da sua casa ou apartamento, principalmente se é um imóvel novinho em folha e você não quer errar a mão na hora de estilizar ele. Ficou interessado? Então, continue lendo:

 Como as cores influenciam na decoração da casa?

Investir em novas cores para o lar é o jeito mais rápido e fácil de modificar o espaço. Uma cor nova renova completamente qualquer cômodo, consegue eliminar imperfeições estruturais e visuais, além de criar uma atmosfera revigorante, harmoniosa e repleta de sensações positivas.

Em outras palavras, decorar o seu apartamento não é algo relacionado apenas a escolha de itens. Os detalhes deles também precisam ser levados a sério. As partes mais simples, sendo uma delas as cores, são características determinantes, precisam de lógica e, principalmente, atender aos seus gostos para o resultado ser impressionante.

Se você negligenciar qualquer quesito, principalmente a tonalidade dos móveis, tapetes, eletrodomésticos e outros objetos decorativos, o resultado pode ser desastroso, de brega até completamente insuportável por ser uma bagunça visual irritante.

Psicologia das Cores

Não é de hoje que as pessoas perceberam o efeito das cores nas coisas e nas pessoas. Há muito tempo, estudiosos começaram a analisar esse evento e criaram inúmeros conceitos e teorias que buscavam oferecer domínio completo sobre a mágica das tonalidades e tons. A esse amontoado de informações foi dado o nome de Psicologia das Cores.

Uma das teorias mais populares foi publicada na forma de livro chamado “A teoria das Cores”, obra escrita por Johann W. Von Goethe, que incorpora, também, os preceitos do Feng Shui, podendo ser usado para transformar espaços além de ser usado em trabalhos da área da comunicação visual.

Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes no que envolve a psicologia das cores e a decoração. Embora existam concordâncias nesses dos âmbitos e como estão relacionados aos efeitos no cérebro humano, o tratamento e o significado que algumas cores recebem podem variar. Por isso, é preciso ser flexível e entender as modificações propostas pelo design de interiores e, acima de tudo, saber que é permitido ousar.

Influência das cores

Abaixo, confira uma lista resumida com as cores mais populares no universo da decoração e os efeitos que elas costumam causar:

Azul: uma tonalidade que transmite confiança e é facilmente associada a lealdade, paz e sucesso, além de calmaria e tranquilidade;

Vermelho: um tom que provoca bastante estímulos e é rapidamente associado a paixão, emoção e energia. Outras qualidades adicionais são ambição, ação e força de vontade;

Cinza: bastante versátil, essa cor ativa percepções de segurança, inteligência, solidez, calma e compostura;

Preto: excelente para ambientes externos, tradicionais, contemporâneos e com apelo industriais, transmite elegância e é ótimo para dar destaque a detalhes do local;

Roxo: cor facilmente associada a riqueza, fantasia, nobreza, charme e luxo, perfeito para dar ares clássicos a espaços, mas sem exagerar;

Rosa: uma tonalidade delicada, facilmente relacionada ao amor, feminilidade criação e conforto, por isso é perfeito para espaços como quartos e salas;

Amarelo: essa cor está conectada a espaços com alegria, otimismo e energia, seja sua tonalidade mais suave ou vibrante;

Verde: uma cor bastante positiva que estimular equilíbrio, crescimento, restauração, refrescância e suavidade, sem contar a indiscutível conexão com a natureza e o ar livre.

Enfim, a cor desempenha um papel importante na decoração de casas por todo o país. Você já consegue imaginar o visual para o seu futuro lar? Confira mais publicações como essa no nosso blog.