O financiamento de um apartamento é o sonho de todas as pessoas que desejam sair do aluguel e obter a moradia própria. Mas, antes de iniciar uma negociação, é preciso se preparar.

Pensando em ajudar você a dar os primeiros passos em direção a realização desse desejo de uma vida inteira, resolvemos reunir sete dicas muito importantes.

Confira todos esses critérios e comece a se organizar hoje mesmo para que, em breve, você possa se mudar para o apartamento que batalhou tanto para conquistar.

Por onde começar o financiamento de um apartamento?

Não basta ter um bom salário para comprar um novo lar, também é importante ter uma boa “reputação” perante as organizações que tomarão decisões e realizarão todos os trâmites.

Para passar por todas as análises preliminares sem dores de cabeça e começar o financiamento de um apartamento que contemple você e todos os membros da sua família, siga nossas dicas:

Confira o status do seu CPF

Para realizar o financiamento de um apartamento, o seu CPF não pode estar negativado. Nesses casos, fica mais difícil dar entrada no processo, por isso é importante fazer a verificação.

Busque formas de remover qualquer restrição apontada no seu nome. Inclusive, o próprio site do Serasa aponta maneira de limpar o seu nome com rapidez e segurança.

Abra um cadastro positivo

O próximo passo para conseguir realizar o financiamento de um apartamento é ter um bom histórico de crédito.

Logo, realizar a sua inscrição no Cadastro Positivo e pagar suas contas em dia ajuda muito a realizar o sonho da moradia própria.

Abra uma conta no banco do financiamento

Se você já tem em mente a instituição financeira em que vai solicitar o financiamento, então é possível já ir “preparando o terreno” para que no futuro os caminhos sejam encurtados.

Isso significa, quanto mais tempo você for cliente de um banco, maior o histórico de crédito você terá com eles, permitindo uma melhor análise das suas condições financeiras.

Assim, a avaliação antes da liberação do crédito imobiliário terá um potencial melhor de resultar em algo positivo e favorável.

Receba seu salário na conta

Se você é CLT ou trabalha de forma autônoma, garanta que todo pagamento que vai receber caia na conta do banco que possivelmente liberará o crédito imobiliário no futuro.

Essa prática ajuda o banco na hora de fazer a análise de histórico, atestando sua capacidade de pagar as parcelas estabelecidas no financiamento de um apartamento.

O extrato das movimentações pode ser usado para comprovar renda, sendo também uma opção de fácil acesso sempre que for necessário emitir uma cópia.

Confira o seu score

O score é um dos principais critérios que uma instituição financeira observa antes de aprovar o financiamento de um apartamento. Por isso, verifique a situação do seu score com antecedência.

Ao descobrir sua pontuação, você pode trabalhar forma de melhorar ela, caso seja muito baixa. Ao atingir um bom número, é possível até solicitar melhores condições no contrato.

Reúna a documentação necessária

Conferir a lista de documentos para o financiamento de um apartamento é o passo mais avançado e que aconselhamos ser feito após todos os já citados nessa lista.

Pode ser um trabalho cansativo, mas ele é necessário e requer, sim, tempo e cuidado para que nada dê errado no futuro e todo o processo precise ser refeito.

Vale lembrar que cada item da lista pode mudar de acordo com a instituição financeira e a empresa que está vendendo o apartamento.

Pesquise as opções no mercado

Realizar o financiamento de um apartamento é um momento incrível. Por isso, não tenha pressa. Pesquise todos os imóveis que já estão prontos e o que estão em fase de construção.

O Grupo VRV possui algumas opções que podem agradar você se sua família. Confira clicando aqui. E caso precise de ajuda, converse com um de nossos corretores.

Esperamos que esse artigo ajude você a viver com mais comodidade, segurança e bem-estar, no lugar ideal.