Entre nossos compradores, sejam eles investidores ou pessoas que estão adquirindo seu primeiro imóvel, há sempre dúvidas comuns sobre o sistema de financiamento habitacional com a Caixa Econômica Federal. Por isso vamos sanar algumas dúvidas mais comuns aqui nesse artigo. Vamos lá?

Cada linha de crédito da Caixa possui características distintas e a melhor forma de entender como cada uma delas se aplicará a sua realidade é por meio do Simulador Habitacional Caixa, onde a pessoa entra com os dados referentes a sua renda familiar, valores e prestação. Lembrando que essa simulação é possível fazer no site e é de graça.

Para acessar o simulador, acesse aqui.

  • Qual a diferença entre valor do imóvel, entrada, valor do financiamento e saldo devedor??

Entrada é um percentual do valor do imóvel que será pago pelo comprador com recursos próprios e/ou com recursos de sua conta vinculada do FGTS. O valor referente ao Fundo de Garantia é disponibilizado ao vendedor pela própria Caixa Econômica Federal;

Valor do financiamento é a diferença entre o valor do imóvel e o da entrada. É exatamente quanto o banco vai liberar para o vendedor somar ao valor de entrada e pagar o imóvel;

Saldo devedor é tudo que resta ainda a pagar referente ao contrato.

 

  • Preciso de um avalista para contratar o crédito habitacional da Caixa?

Não, pois o próprio imóvel é dado como garantia.

 

  • É preciso ter o nome limpo nos órgãos de crédito para fazer um financiamento habitacional?

Sim, é importante que não haja restrições vinculadas ao CPF dos compradores e vendedores do imóvel, pois caso contrário a Caixa não libera o crédito para o financiamento.

 

  • Quais os sistemas de amortização do saldo devedor?

É possível utilizar o Sistema de Amortização Constante (SAC) e o Sistema Francês de Amortização (SFA, também conhecido como Tabela PRICE).

 

  • Qual o valor máximo de financiamento habitacional?

Para os contratos do SFH o valor é de até R$ 1,5 milhão e no SFI não há limite, atendendo ao percentual determinado pela quota.

 

  • Quando ocorre o vencimento da prestação?

O primeiro pagamento vence 30 dias após a assinatura do contrato. Você pode escolher a data de vencimento na contratação ou alterá-la durante a vigência do financiamento.

 

  • Como posso usar o FGTS no meu contrato habitacional?

Utilizar como entrada no financiamento;

Utilizar para amortizar o saldo devedor;

Pagar até 80% do valor da prestação;

Liquidar o saldo devedor.

 

E aí, curtiu nossas dicas? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas nossas novidades e lançamentos.