Ao comprar um imóvel, muitas pessoas têm dúvidas com relação ao modo de pagamento. No post de hoje do blog da VRV, iremos desmistificar diversas questões perante ao financiamento imobiliário. Confira as dicas:

Faça um bom planejamento

Comprar um imóvel, faz parte de um momento importante e de muita alegria na vida de qualquer pessoa. Mas, é preciso ter bastante atenção e preparar um bom planejamento antes da compra. Nunca deixe a emoção ou a publicidade do empreendimento falar mais do que a razão e suas condições financeiras. É importante buscar um imóvel que seja compatível com sua realidade financeira e renda atual. Existem vários agentes financeiros que operam com diferentes taxas de juros. Antes de bater o martelo em uma compra, busque em diferentes instituições financeiras, identifique aquela que seja melhor para suas necessidades e que combine com o perfil do imóvel desejado. Compare termos como financiamento, taxas de juros, prazos e o tempo de aprovação. Nunca faça nada por impulso, as linhas de crédito podem variar de acordo com o preço do imóvel, quantidade de parcelas, valor da entrada e diversos outros fatores. Defina com clareza o tipo de empreendimento que você necessita e veja como está seu orçamento financeiro.

Simule o crédito antes de comprar

Não é fácil definir qual será o tipo de financiamento escolhido. Existem instituições que permitem que o comprador simule o crédito para auxiliar a visualização e projeção da compra. É muito importante fazer a simulação antes de comprar! Teste várias linhas de crédito em diferentes instituições bancárias, simule a evolução das prestações, tipo de comprovação de renda e as mais diversas possibilidades ofertadas pelos simuladores de financiamento.

Tenha toda a documentação necessária

Essa parte pode ser bastante burocrática, mas, já pode começar a ser separada antes mesmo de ir ao banco. De forma geral pelas instituições financeiras ou bancárias, os documentos são sempre os mesmos, mas podem variar de acordo com cada banco.

Em geral, os principais documentos solicitados são:

– CPF e RG;
– Comprovante de Endereço;

– Comprovante de Renda (cartão de crédito, extrato bancário da conta corrente).

Vale ressaltar que se a compra for conjunta, ou seja, com mais de um titular comprador, será necessário apresentar os documentos de todas as pessoas envolvidas na operação.