O que seria das famílias se suas casas não tivessem uma sala de estar? São nesses ambientes onde recebemos visitas, relaxamos e reunimos a família para assistir um filme, novela ou série. A maior parte do tempo ela está ocupada por alguém, por isso deve ser decorada e mobiliada de maneira bonita e aconchegante.

Preparar uma sala moderna e que atenda à todas as nossas necessidades não é difícil, basta estar atento a fatores importantes, como espaço, móveis, elementos decorativos e estilo a ser seguido. Assim, o visual passa longe de ser uma bagunça, agrada todos os moradores da residência e surpreende quem vem de fora.

Se você ainda vai decorar a sua sala ou está pensando em repaginá-la, confira as dicas abaixo preparadas pela VRV:

Saiba as medidas do seu cômodo

Esse primeiro passo é fundamental. Antes de ir às compras, saiba em detalhes o tamanho do ambiente disponível, especialmente se o local for compacto. Você pode solicitar a ajuda de um profissional para conseguir as medidas ou usar uma trena comum, mas quanto mais exato forem as informações, melhor. Se tudo estiver devidamente anotado, as chances de comprar um móvel e ele não caber ou ocupar mais espaço do que deveria serão muito pequenas.

Pense na circulação

Aproveitando o gancho do tópico anterior, pensar na circulação dos moradores dentro daquele cômodo é um fator primordial de uma sala de estar funcional. Afinal, ninguém quer ficar tropeçando nos tapetes, sofás, mesas de centro e racks ou esbarrando nas outras pessoas. Na hora de comprar os móveis, evite exageros, e na hora de dispô-los, certifique-se de deixar vãos de passagem espaçosos o suficiente para circulação tranquila das pessoas.

Escolha um estilo

Minimalista, contemporâneo, gótico, oriental, despojado, natural e por aí vai… São inúmeros estilos de decoração que podem ser aproveitados, porém, o importante mesmo é escolher o que mais combina com você e sua família. É essencial considerar a personalidade de cada morador, observar seus gostos e preferências, e só depois montar um design agradável. Pode ser difícil conciliar as opiniões de quatro ou cinco pessoas em um projeto só, mas essa é a parte divertida do processo: fazer tudo em família.

“Menos é mais”

Esse ditado popular é muito lembrado por designers de interiores durante o desenvolvimento de um novo projeto. Uma sala pequena não pode ser carregada de enfeites e bugigangas, porque, além de ser muita coisa para limpar, sufoca quem se acomoda no espaço. Evitar exageros garante um local aconchegante e fluido. Considere sempre usar apenas o necessário, pontual e que agregue algum valor estético relevante.

Aposte em cores claras nas paredes

Muitas pessoas não sabem, mas tons claros atribuem amplitude aos cômodos, valorizam a iluminação e, ainda, transmitem sensações de calmaria e tranquilidade. Essa é uma questão de harmonia e equilíbrio, pois os móveis e demais elementos decorativos precisam concordar com a pintura. Em alguns detalhes, por exemplo itens pequenos e móveis, cores escuras podem aparecer a fim de causar contraste e modernizar o projeto. Seja criativo!

Seguindo esses conselhos, é possível montar a sala de estar dos seus sonhos, bonita, agradável e funcional.

Gostou das dicas? Acesse o blog da VRV para mais publicações informativas como essa!

0 0 votes
Article Rating