A cozinha é um dos principais cômodos da casa ou apartamento onde as pessoas convivem. Os integrantes da família tendem a se reunir no local para compartilhar o café da manhã, almoço, jantar e outros tipos de refeição. Nela, também acontece a recepção de amigos e convidados para celebrações e festas, e tudo isso torna as possibilidades de decoração quase infinitas, pois os donos da residência desejam um espaço bonito e aconchegante para dar conta dessas situações.

Além disso, os adornos influenciam diretamente no humor do morador, principalmente no do responsável por cozinhar. Desse jeito, a necessidade de harmonia e beleza é grande, porque o desejo de qualquer um é trabalhar em um ambiente em que se sinta bem.

É preciso inserir traços de personalidade na decoração, com o objetivo de criar o projeto mais confortável e funcional para você preparar receitas gastronômicas deliciosas sem se sentir desconfortável. E pensando nisso, separamos dicas e tendências voltadas à cozinha que podem te ajudar a decorar ou redecorar. Confira:

Organizadores e prateleiras

Uma ótima ideia é usar prateleiras organizadoras para acomodar pratos, copos, panelas, potes de temperos e diversos formatos de recipientes e utensílios. Essa opção de mobília pode substituir armários, deixando a cozinha super funcional, cobrindo espaços vazios nas paredes e, se forem escolhas inteligentes, combinando com os móveis e outros elementos do local. Deixar itens expostos agilizam o dia-a-dia.

Balcão para refeições rápidas

Em uma rotina corrida, às vezes não há tempo de preparar a mesa, sentar-se com o marido ou a mulher e filhos, e comer com calma. Assim, uma pequena mesa ou balcão, em um canto específico da cozinha, se torna muito útil quando queremos beliscar algo rapidamente, limpar e, em seguida, ir de encontro aos compromissos.

Eletrodomésticos escondidos

Objetivando uma experiência visual mais “limpa”, esconder os eletrodomésticos tem se tornado uma tendência curiosamente popular entre os apaixonados por arte & decoração. Sejam muitos ou poucos objetos, a ideia é não os ver, ou seja, alocá-los em armários espaçosos e ventilados.

Cores claras

Caso você tenha receio de arriscar na escolha da paleta de cores, saiba que os tons claros são opções muito “seguras” em toda ocasião. Branco, bege e tonalidades “bebê”, transmitem a sensação de amplitude, ajudam na iluminação e, devido sua neutralidade, permitem usar utensílios coloridos a fim de atribuir diversidade aos detalhes.

Cores ousadas

Mas como o objetivo de toda decoração é atribuir os traços de personalidade do dono ao cômodo, usar e abusar de colorações vivas também é um caminho. O indicado é optar por amarelo, vermelho e laranja, porque estimulam o apetite.

Pisos criativos

Pisos básicos parecem ser escolhas adequadas, no entanto, se eles agregarem mais do que apenas existirem no ambiente, tornarão a cozinha super especial. O piso consegue causar muita diferença, ele é comercializado em inúmeras cores, padrões e texturas, e se forem fáceis de limpar, melhor ainda! Considere sempre a combinação perfeita com a mobília.

Por meio desses conselhos, é possível tornar a sua cozinha bonita, agradável e funcional.

Gostou das sugestões do post? Compartilhe e continue acompanhando o blog da VRV para mais dicas sobre o tema!