Você já ouviu falar em construções sustentáveis? Esses modelos de casas e apartamentos está em alta no universo imobiliário graças aos diversos benefícios que oferecem para a natureza e aos gastos de construtoras, incorporadoras e seus clientes.

Traduzido do termo em inglês “green building”, essas moradias seguem normas e padrões para proteger florestas, rios e animais. Em outras palavras, são empreendimentos conceitualizados e materializados com ajuda de tecnologias e técnicas modernas e mais eficazes.

As construções sustentáveis podem ser executadas com captação e reaproveitamento de água, reciclagem de materiais, descarte consciente de produtos inutilizáveis, técnicas de arquitetura funcional, acompanhamento técnico de profissionais especializados, entre diversas outras formas.

Mas, se esse tipo de imóvel é uma novidade para você e gostaria de saber como causam um impacto na valorização da moradia e no seu estilo de vida, continue lendo e saiba mais!

Retorno financeiro para empresa e morador

As construções sustentáveis começaram a ser produzidas na década de 90, no entanto, só agora, vinte anos depois do início do novo século, que o modelo de moradia começou a ganhar popularidade exorbitante.

Um dos motivos para esse rápido crescimento é o retorno recebido por quem constrói e vende as moradias, e também por quem passa a morar nelas. Dado de pesquisas recentes mostram que os ganhos chegam a ser de até 10 vezes mais que o investimento inicial.

Outra justificativa para a popularização desse tipo de moradia é a modernidade que esse novo padrão de conferem ao público que deseja fugir do usual sem gastar muito. Desse jeito, o nicho acolhe os desejos do público e aplica em casas ecologicamente corretas, contemplando até mesmo o mercado de luxo.

Preservação da natureza do projeto até a entrega da moradia

O segmento da construção civil é conhecido pelo grande consumo de materiais durante a criação de casas, prédios e apartamentos. Devido a esse comportamento prejudicial, muitas empresas passaram a repensar seus métodos para diminuir os problemas ambientais.

E é aí que entram as construções sustentáveis. O planejamento de novas casas e apartamentos passou por um processo de readequação mais minucioso, que investe em materiais recicláveis, técnicas de reflorestamento, gerenciamento de resíduos, entre outros.

As análises feitas pelos profissionais da construção civil buscam o planejamento integrado de uma obra, que seja capaz combinar qualidade e durabilidade, sem perder a excelência de um processo construtivo convencional.

E as medidas para a conservação da natureza estão abrangendo diferentes aspectos, que continuam até mesmo após a entrega da residência ao morador. Assim, ao mesmo tempo em que conseguem um abatimento das despesas cotidianas, também contribuem para a preservação do verde.

Construções sustentáveis geram mais valorização

As construções sustentáveis proporcionam grande economia por utilizarem de recursos naturais conscientemente. Seja no consumo de matéria-prima quanto no gasto com energia e manutenção após a conclusão da obra, os valores são consideravelmente reduzidos, consequentemente, gerando valorização.

Quando esses fatores são expostos ao mercado, os compradores perceberem que as vantagens vão além de um design moderno e um conceito que está na moda. O conjunto final afeta o bolso, um ponto que torna o imóvel bastante atraente no mercado.

A valorização pode chegar aos incríveis 30%. Esse número também pode variar ao longo do ano, portanto é importante acompanhar as flutuações em plataformas digitais focadas na avaliação e divulgação de informações sobre imóveis desse tipo. Ou apenas falar diretamente com a construtora.

Dessa maneira, os compradores desse segmento terão recompensas que podem surgir a médio e longo prazo. Isso significa, invés de se preocuparem constantemente com o valor da conta de luz, água e gás, por exemplo, a economia acontece naturalmente devido à construção única e inovadora da casa.

Onde encontrar construções sustentáveis?

Infelizmente, nem todas as construtoras estão investindo em construções sustentáveis. Mas, nós temos uma boa notícia para te dar. A VRV é uma das poucas organizações brasileiras que possui esse conceito como pilar principal para suas atividades.

Então, se você deseja conquistar uma moradia com todos os pontos positivos citados nesta publicação, venha conferir nossos projetos em desenvolvimento e unidades prontas para morar. Entre em contato agora mesmo e saiba mais.

Para atualizações constantes sobre a nossa empresa, nos siga nas redes sociais: Facebook e Instagram.