Decorar ambientes pequenos é um grande desafio. Com apartamentos cada vez mais compactos, quartos, salas, varandas e outros cômodos também perdem espaço, cobrando dos moradores muita criatividade e engenhosidade para deixar o local bonito, completo e aconchegante.

Algumas pessoas chegam a ter vontade de desistir por não saberem lidar com a situação, mas o verdadeiro problema é que elas ainda não entenderam a dinâmica da situação. Com poucas pesquisas e seguindo à risca as orientações deste post, é possível maximizar e transformar qualquer metragem.

Então, se você tem espaços reduzidos na sua casa e quer deixá-los mais requintados e modernos gastando pouco, pegue papel e caneta e continue lendo até o final para anotar todas estas ótimas sugestões! Acompanhe:

Como decorar quarto pequeno

O quarto é, sem sombra de dúvidas, o ambiente mais amado da casa. É nele em que nos deitamos após um dia cansativo e guardamos objetos que possuem grande valor monetário e sentimental, por isso, nada mais justo do que, mesmo pequeno, ele seja acolhedor e bonito.

Comece pensando nas paredes. A cor que você escolher para pintá-las precisa ser clara. Isso porque elas dão a impressão de que o ambiente é maior, além de transmitir muita tranquilidade e calmaria. Se quiser, você também pode escolher móveis em tons clarinhos.

Quadros e espelhos também são uma boa pedida. As escolhas certas podem deixar o seu quarto muito estiloso e os reflexo colaboram com a sensação de amplitude – uma dica: o espelho pode ser embutido no guarda-roupas!

E outra possibilidade de decoração são os ganchos, onde você consegue pendurar peças de roupa, bijuterias, sapatos, entre outros itens. Os ganchos são ótimos para organizar e não deixar nada espalhado por aí, além de serem muito baratos.

Como decorar sala pequena

A sala de estar é o espaço perfeito para receber visitas, relaxar com a família, entre muitas outras atividades que não sejam apenas assistir TV. Porém, por ser um espaço pequeno, muitos deixam ele de lado achando que não vale a pena decorar. Mas, com criatividade e pouco dinheiro, esse ambiente pode ficar belíssimo.

Para os enfeites, comece colocando nichos nas paredes, eles são encontrados em várias cores, formatos e estilos, por preços muito pequenos. A sua decoração vertical vai ficar linda e como organizadores também funcionam bem.

Quadros e objetos metálicos são opções que nunca perdem a graça e colaboram para criar um visual impactante. E se você for fã de plantas, é possível pendurar algumas em espaços estratégicos (elas nem precisam ser de verdade!).

Sobre os móveis, invés dos modelos de fábrica, você pode optar por personalizados. Por exemplo, cestos antigos ou paletes no lugar de mesas de centro ou de canto. Você pode, ainda, reformar mobílias antigas ou incrementar elas com panos com estampas e cores diferentes.

Como decorar varandas pequenas

Atualmente, muitos apartamentos vêm com varandas, desde as simples até gourmet, e decorá-las também é algo com o que você deve se preocupar.

Mesmo que não for um ambiente gigantesco, bancos são bem-vindos, afinal, nada melhor do que aproveitar o fim de tarde observando o céu ou os finais de semana pegando uma leve brisa no rosto enquanto lê um livro. Se couber, é possível acoplar uma bancada à parece (daquelas que dá para tirar ou esconder quando não estiver usando). Nela, você conseguirá realizar refeições diferenciadas e até churrascos.

Por fim, o papel de parede. Eles são super em conta e fáceis de serem mudados q29uando que você quiser. Até mesmo os à prova d’água são mais econômicos que tinta. Não é chique?!

E aí, o que achou das nossas dicas? Ficou inspirado para decorar os seus ambientes reduzidos? Agora é só botar a criatividade para funcionar e deixar cada cantinho do seu lar do jeitinho que você sempre sonhou. Se quiser mais dicas como as dessa publicação, acesse o blog da VRV.