A presença de luz do sol no apartamento pode modificar muito o seu estilo de vida. Por isso, esse fator deve ser considerado na hora de escolher seu imóvel.

Em outras palavras, existem, sim, formas de analisar a posição do sol no apartamento e como ele “banha” cada cômodo ao longo do dia antes de fechar um negócio.

Mas, afinal, como saber se haverá luz do sol no apartamento? A forma como o empreendimento é construído afeta a iluminação da moradia durante o dia? O que é preciso observar antes de uma compra ou de iniciar uma construção?

Se essas são perguntas que você gostaria de obter respostas, continue lendo o esse blog!

Iluminação natural no apartamento

Sol no apartamento pode trazer mais benefícios do que você imagina. O primeiro deles está relacionado ao seu bolso. De manhã até o anoitecer, quanto mais raios solares iluminam os cômodos, menos energia precisará ser gasta, logo, gerando mais economia.

Além disso, a luz do sol pode diminuir o aparecimento de fungos, mofos e ácaros nas paredes e móveis, um problema bastante comum em objetos que costumam estar alocados em espaços muito úmidos.

Outra grande vantagem está ligada ao bem estar mental e físico. Caso você trabalhe de casa ou não tenha muito tempo para passeios, as luzes solares manterão contato físico com o seu corpo, ou seja, melhorando a qualidade da pele.

Ainda, toda essa energia única do sol beneficia a mente, diminuindo riscos de problemas psicológicos, principalmente distúrbios de humor, problemas com o sono, entre outros.

Como saber qual é a orientação do sol no apartamento?

Tudo começa com os arquitetos e engenheiros, afinal, eles são os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento e execução do projeto residencial.

Normalmente, esses profissionais já constroem a moradia pensando nessa questão, todavia, não custa nada conversar com eles (ou outro indivíduo responsável pelo empreendimento) para tirar suas dúvidas sobre a iluminação natural.

Outro ponto importante é o tamanho das janelas da moradia. Quanto maiores, melhor ou muito exagerada será a passagem de ar nos ambientes e a entrada de raios solares. Sendo assim, você deve avaliar cuidadosamente esses fatores.

As varandas e sacadas são outros elementos de uma construção que afetam diretamente a questão da iluminação no apartamento. Muitas vezes, as divisórias desse tipo de ambiente conseguem fazer um trabalho incrível.

Classificação da posição do sol ao longo do dia

O sol nasce ao leste, viaja em direção ao norte ao longo do dia, e se põe a oeste. Essa é uma informação básica para ser lembrada na hora de selecionar o seu apartamento, porque os imóveis que possuem uma face voltada para o norte costumam ser mais valorizados.

Entendo o motivo nessa lista que fizemos de acordo com a matéria do Estadão:

  • Face norte recebe mais luz solar diariamente;
  • Face leste recebe sol de manhã, mas com raios solares menos intensos;
  • Face oeste recebe sol da tarde e, por isso, tende a ser mais quente;
  • Face sul possui menor quantidade de raios solares sobre o prédio.

Resumidamente, quem deseja bastante luz do sol no apartamento deve selecionar uma residencial com a face para o norte, onde serão aproveitados todos os privilégios já citados neste texto.

Mas atenção, lembre-se que, dependendo do formato da planta, nem todos os cômodos e ambientes estarão de face para o sol. Sendo assim, será necessário um estudo mais detalhado para saber como esse problema foi solucionado e se tudo lhe agrada.

 O que fazer quando bate muita luz do sol no apartamento?

Nos últimos anos, os empreendimentos residenciais têm valorizado muito a iluminação natural. Todavia, em alguns casos, são necessárias adaptações, já que nem sempre o resultado vai agradar completamente.

Se o excesso de luz afetar o conforto térmico, uma opção é investir em ventiladores ou ar-condicionado. Se a luz do sol no apartamento for muito forte, a opção é usar cortinas especiais nas janelas.

Mas, se o problema for a falta de luz solar, uma opção é modificar o layout interno do apartamento. Você pode fazer isso mexendo nos móveis, nas decorações e até mesmo na cor das paredes.

O que importa mesmo é o seu conforto!

Gostou da publicação? Leia mais em nosso blog. Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.