Você decidiu abandonar o aluguel e quer finalmente comprar o apartamento próprio, mas percebeu que a missão de escolher o imóvel dos sonhos é mais complicada do que imaginava? Não se preocupe, porque a VRV está aqui para facilitar esse processo e te levar em direção ao sucesso!

Existem vários fatores que devem ser levados em conta durante o processo de escolha, e para te ajudar a organizar eles e descomplicar a situação, separamos cinco dicas incríveis que vão fazer toda diferença nesse momento da sua vida. Continue lendo este texto até o final para aprender tudo que você precisa.

Verifique questões de segurança

Está cansado de passar por locais estranhos quando vai trabalhar, ir ao mercado, ou levar seus filhos para escola? Escolher o apartamento novo é a hora certa de se livrar de bairros perigosos e suspeitos. Os novos condomínios são construídos em local privilegiado da cidade, com uma bela vista e supervisionados por policiais e guardas.

Além disso, esses residenciais costumam ter sistemas modernos de segurança 24 horas, porteiros e guaritas que vão impedir a entrada de estranho que causariam incômodos nas dependências. Apenas converse com a construtora para ter garantia de que isso existe ou vai existir.

Conheça o comercio da região e veja se é acessível

Outro grande fator que vai ajudar a escolher o apartamento perfeito para morar é se há um centro comercial valoroso na região do apê. Ter mercado, farmácia, escola, posto de combustíveis, vias de acesso e outros serviços por perto é mais que um diferencial, são questões essenciais que podem mudar a decisão de compra. Verifique quais são itens indispensáveis para sua rotina e localize eles no bairro, calcule a distância e reflita se vale a pena morar ali.

Saiba sobre a valorização da região

Uma situação recorrente entre famílias que compram o primeiro imóvel é comprar em locais que ainda são pouco valorizados pelo mercado. Em casos de sorte, poucos anos depois a valorização aumenta e eles dobram ou triplicam de valor. Mas isso só acontece quando vários fatores diferentes são mudados, coisa que é possível prever se vai acontecer ou não.

Quando escolher seu apartamento, lembre-se de que quanto mais valorizada uma região, mais altos serão os preços de produtos e serviços por perto. Se tiver dúvidas quanto a isso, busque ajuda de um profissional.

Verifique se você consegue assumir uma dívida de longo prazo

Esse é um item importante para ser estudado, mas, apesar disso, muitas pessoas o deixam passar despercebido como um tópico qualquer do tipo “qual será a cor das paredes?”. Isso é muito errado, porque a mensalidade do pagamento não pode passar de 30% da sua renda mensal. Tem que sobrar algum dinheiro para as outras despesas e emergências.

Se julgar necessário, converse com um especialista em finanças para descobrir se o seu planejamento financeiro consegue suportar a dívida que substituirá o aluguel. Também é importante falar com um profissional de confiança e entendido da área de imóveis para verificar quais são as possibilidades crédito e financiamento disponíveis – como o Casa Verde e Amarela do governo federal.

Descubra os benefícios e diferenciais do condomínio

Mais do que morar em um bom apartamento, você vai estar inserido em um condomínio que deve possuir diferentes dependências para que sua vivencia lá dentro seja a mais completa possível. Então, escolha com sabedoria o lugar onde vai viver por longos e longos anos.

Verifique os serviços oferecidos, como reciclagem de lixo, frequência de limpeza das áreas comuns, regras de uso, tipos e quais funcionários atuam lá dentro, etc. E confira também os espaços de lazer, quais e quantos são, afinal, no tempo livre e nos finais de semana nada melhor do que se divertir sem ir muito longe de casa.

Com um pouco de paciência, esforço e dedicação, você vai conseguir escolher o apartamento perfeito para comprar!

Gostou do conteúdo? Confira mais posts como este no blog da VRV.

0 0 votes
Article Rating