Depois da compra do tão sonhado apartamento próprio, novas preocupações começam a surgir, como a decoração e a disposição dos móveis no ambiente. Muitas pessoas se preparam apenas para a fase de compra do imóvel e, na hora de decorar, passam por dificuldades. Mas não se preocupe! Este artigo vai te ajudar a fazer a sua decoração gastando pouco!

 

Usando a criatividade e, principalmente, muito planejamento, você conseguirá ajustar a compra dos móveis e eletrodomésticos fazendo com que caibam no seu bolso. Quer ver?

 

  1. PLANEJANDO O ESPAÇO

Planejar cada espaço no ambiente deve ser a primeira etapa. Então, comece pela metragem de cada cômodo do apartamento, fazendo um desenho no papel, como em um projeto. Pegue também a medida dos móveis que deseja para simular a disposição deles no ambiente. Isso é importante pois te dará uma noção melhor de como ficará o espaço de cada cômodo e evita gastos desnecessários com uma mobília que não cabe e/ou harmoniza adequadamente com o ambiente.

 

  1. TENHA UMA LISTA PARA PESQUISAR PREÇOS

Depois de mensurar seu espaço, dedique-se a preparar uma lista com todos os móveis e eletrodomésticos que precisa. Nesta etapa, é importante que você defina os modelos, medidas, cores e quais são suas prioridades. É recomendado também deixar um espaço na lista para anotar os valores mínimos e máximos encontrados, assim, você terá uma média de preços mais confiável. Com a lista pronta, é hora de pesquisar os preços!

 

  1. MÓVEIS ESSENCIAIS PRIMEIRO

Obviamente que você vai querer que seu apartamento receba a mobília completa logo, mas esse é um processo que demanda tempo, principalmente quando o dinheiro está curto. Por isso, é primordial que comece a planejar os ambientes considerando primeiro os móveis que proporcionam maior utilidade para a sua rotina diária.

 

  1. CONSIDERE RESTAURAR MÓVEIS USADOS

Antes de partir para a compra de uma mobília nova, que tal ver se tem algum móvel antigo que valha a pena recuperar? Muita gente consegue economizar bastante dinheiro mobiliando apartamentos inteiros com móveis usados. Você pode procurar em brechós, feiras de usados, grupos de redes sociais ou em sites como o Mercado Livre.

 

  1. FAZENDO CRONOGRAMA DE COMPRAS

Depois de considerar tudo o que dissemos até aqui, chegou a melhor parte: se preparar para realizar as compras. Cada aquisição deve ser minuciosamente planejada para que o pagamento não afete tanto o seu orçamento mensal. Então, prepare um cronograma de compras, marcando quais móveis e eletrodomésticos serão adquiridos por ordem de importância, valor e data.

 

  1. DIY (DO IT YOURSELF)

Se você tiver tempo, criatividade e disposição, pode aceitar o desafio de fazer os móveis por conta própria. Apesar de dar um pouco mais de trabalho, essa é uma forma de mobiliar o apartamento com pouquíssimo dinheiro. Além disso, ao colocar a mão na massa, você poderá criar móveis únicos e bem personalizados de acordo com seu gosto e necessidade.

Muitos pallets e caixas de madeira, por exemplo, são jogados fora todos os dias, que tal utilizá-los para criar estrados de cama, sofás, mesinhas de centro ou prateleiras de parede? No Google e no Youtube existem diversos blogs e canais com ideias de como fazer você mesmo seus próprios móveis. Aproveite as dicas para economizar e ter um apartamento ecologicamente correto.

 

E aí? Se sentiu inspirado? Compartilhe com os seus amigos e continue acompanhando nossas novidades!