Uma vida em tons de cinza é muito sem graça, não é mesmo? O que nos dá energia e faz com que sintamos um turbilhão de emoção são as cores. Cada tonalidades, combinação e aplicação consegue gerar um efeito positivo (ou negativo) dependendo do seu uso.

E isso não está limitado unicamente às artes visuais. Nas roupas, móveis, produtos do comércio e, principalmente, dentro de casa, as cores influenciam muito no modo que vivemos.

Quando pensamos em decoração, logo pensamos na palheta de cores, uma espécie de régua usada para identificar as tinturas que combinam perfeitamente e surtem a magia esperada no ar. Uma decoração bem pensada leva as cores muito a sério e todo bom designer de interiores sabe disso.

No post de hoje, para lhe dar uma mãozinha, vamos apresentar alguns truques poderosos que só podem ser feitos com o sábio uso das cores. Se você busca instaurar uma decoração moderna, sofisticada e bonita, de acordo com seu gosto pessoal, continue lendo!

As cores mais usadas em decoração de residências

A influência do Branco nos ambientes

Branco é uma cor que cai bem em muitas situações. Sua aplicação é quase coringa e se tornou atemporal, presente em muito conceito e tipos de decoração. Ao aplicá-la é possível criar contrastes inusitados e ressaltar detalhe de maneira diferenciada.

Mas lembre-se, aposte em variantes também, como bege e cinza claros para não deixar o local muito monótono.

O branco remete a fé, serenidade, paz, conhecimento e inteligência. Também transmite sobriedade e maturidade, pois é tida como tom neutro e “não dispersiva”.

A influência do Preto nos ambientes

Popularmente, o preto não é considerado positivo, algo que causa medo e apreensão durante uma decoração. No entanto, suas qualidades forte e impactante o tornam uma ótima opção se bem usada.

Assim como o branco, é uma tonalidade neutra e fácil de encaixar no espaço, uma vez que ela combina com praticamente todas as outras cores e estilo. Quando bem-feito, a primeira impressão será de sofisticação imponência, elegância e autoridade.

A influência do Vermelho nos ambientes

Quem não gosta do vermelho? Além de estar muito ligado ao sentimental, principalmente ao amor, dentro de casa ele desperta receptividade e confiança.

Devido a sua vivacidade e brilho exclusivamente singular, uma boa ideia é usar a cor para destacar objetos ou harmonizar em pequenas porções com outras colorações. O medo existente acerca do uso é plausível, deve-se usar com cuidado e responsabilidade, e evitar exageros.

A influência do Amarelo nos ambientes

Assim como o vermelho, o amarelo é ótimo para fazer pequenas combinações. Os diversos tons que a cor tem atribuem energia, alegria e vistosidade à decoração. Ao interagir com ela, surgem diversos estímulos de criatividade e positividade, gera mais concentração, tranquiliza e proporciona otimismo.

Quartos de crianças são ideais para testar a cor por estimular e tornar o lugar mais receptivo. Escritórios também são ótimas opções para receber tonalidades amareladas.

A influência do Verde nos ambientes

O uso do verde cresceu na mesma velocidade em que temas como sustentabilidade, natureza e meio ambiente ganharam destaque. No entanto, sua peculiaridade torna difícil encontrar objetos decorativos e móveis nesse tom, fazendo que muito recorram ao verde das flores e plantas.

Essa tonalidade tem poder calmante, capaz de aliviar o estresse do cotidiano. Também é capaz de estimular o prazer e a criatividade, dependendo da intensidade da coloração. Ela está muito associada à saúde, fertilidade, vitalidade e tranquilidade.

A influência do Azul nos ambientes

Se você busca transmitir paz, calmaria, segurança e confiança, o azul é a opção correta. Em qualquer cenário, ele transmite frescor e leveza, estimula a produtividade e colabora muito bem com diversas outras cores “frias”.

Essa cor também tem uma forte conexão com a natureza, principalmente os mares e o céu. Durante o outro e inverno, torna os cômodos da casa extremamente aconchegantes e acolhedores.

A influência do Laranja nos ambientes

O que você acha do laranja? Muito chamativo? Muito gritante? Talvez, mas saiba que seu uso pode valer muito apena quando bem harmonizado com outros fatores da sua decoração, basta ter cuidado e aplicar com sabedoria.

Essa é uma opção poderosa para itens e paredes, e apostar nos outros tons do seu espectro é uma manobra muito inteligente. Por lembrar o verão e o calor, é um tom capaz de acender o ambiente e levantar o astral facilmente.

Seu uso estimula o entusiasmo e a positividade. Recorrentemente está associada à saúde, alegria, animosidade, prazer e amizade. É tão excitante e estimulante quanto o vermelho e amarelo.

Decoração de ambientes: Aposte na variação de cores

Nunca se prenda a apenas um tom de cor. Mantenha em mente que existem diversas tonalidades (também conhecidas como “sombras”) que podem ser exploradas e aplicadas de inúmeras formas.

Diversas vezes, a opção que você quer usar não é a perfeita para aquela ocasião, então, diminuir ou aumentar a intensidade dela pode ser um recurso que vai render resultados muito positivos.

Com essas dicas ficará fácil realizar uma reforma ou apenas mudar alguns itens da sua casa até conquistar um visual totalmente novo e muito mais agradável.

Gostaria de mais dicas de decoração para sua casa? Então acesse o blog da VRV para mais posts como este!