O que a sala de jantar significa para você? Como podemos ver nas séries históricas, há muito tempo era usada para grandes festividades, com diversos tipos de comida, toalhas elaboradas, arranjos bem trabalhados, louças e jogos de talheres chiques. Em casos extremos, os donos investiam excessivamente na decoração e mantinham essa área reservada para as maiores celebrações e reuniões.

Atualmente, a sala de jantar ainda reúne pessoas, principalmente as famílias, de duas a três vezes por dia, para o café da manhã, almoço e jantar. Ainda é um dos espaços mais celebres e necessários, talvez por isso precise de uma atenção especial.

Para quê você usa a sua sala de jantar? Você está satisfeito com a decoração dela? Você acha que é possível melhorá-la mais? Ao longo deste post, vamos apresentar cinco dicas de decoração para a sua sala de jantar ficar melhor do que já é, repleta de aconchego e requinte. Continue lendo e saiba mais!

Mesa

Existem dois tipos principais de mesa que você pode escolher: redonda e retangular.

Uma mesa retangular é a melhor opção para ambientes reduzidos e estreitos, além de acomodarem um bom número de pessoas, a organização da superfície é prática. Já o modelo redondo é mais compacto e consegue caber em diferentes espaços, proporcionando um layout diferenciado ao cômodo. A segunda opção não tem um número de assentos definidos, então sempre dá para colocar mais uma cadeira.

E lembre-se que o tamanho da mesa precisa ser sempre proporcional ao espaço que você tem em casa.

Cadeiras

No mercado você encontra cadeiras com ou sem braços. Em espaços pequenos, o melhor é escolher cadeiras compactas e sem braços, que facilitem a movimentação de pessoas. Mas, se você prefere os modelos com braços, se atente ao tamanho dessas partes extras. Meça a altura delas em relação a mesa para ter certeza de que tudo se “encaixa” perfeitamente.

Dica: tenha cadeiras a mais em casa, caso algum dia você tenha visitas e elas precisem de lugares para se sentar.

Iluminação

A iluminação não pode ser esquecida ou deixada de lado quando você for decorar a sua sala de jantar, afinal, ela é um dos principais fatores que definem o quanto um ambiente é aconchegante.

A luz precisa ser difusa, pois é suave, não gera fortes contraste e sombras, e nem atrapalha a visão das pessoas. Tal efeito é alcançado com lâmpadas fortes combinadas a plafons de vidro leitoso no teto. Se for uma lâmpada com foco direto na mesa, a luz pode refletir nos olhos de quem está sentado ou esquentar muito o ambiente.

Paredes

Paredes com cores claras são ótimas aliadas de uma decoração coesa e moderna, pois ajudam a ampliar a sensação de espaço no cômodo. Para aumentar esse efeito, você ainda pode colocar um ou mais espelhos nas paredes, mas faça questão de usá-los na altura da mesa ou, se possível, cobrindo todo um único canto.

Mas se espelhos não são o seu forte, para deixar tudo ainda mais receptivo, opte por quadros de flores e frutas para incrementar o cenário.

Tapetes

O assunto tapetes em sala de jantar costuma polarizar opiniões. Mas independentemente disso, ele pode sim ser usado nesse ambiente. No entanto, é necessário prestar atenção a algumas regras para garantir o bom uso do item e fazer dele uma peça decorativa bastante funcional.

O ideal é que o tapete tenha uma textura baixa para não acumular sujeira e facilitar a limpeza. E para não causar acidentes é recomendado deixar uma parte do tapete embaixo das cadeiras, isso evita que o móvel se enrosque e impede a formação de dobras que podem causar tropeços e escorregões.

Com essas dicas, você pode montar a sua cozinha perfeita e encantar sua família e seus amigos sempre que preparar um jantar e reuni-los!

Gostaria de mais dicas de decoração para a sua casa ou apartamento? Acesse o blog da VRV clicando aqui