Se você precisa de dinheiro para investir na sua moradia própria, solicitar um empréstimo de crédito financeiro pode ser uma boa opção. No entanto, é importante saber que o processo de análise para aprovação e posteriormente liberação da quantia passa por uma série de critérios. E é durante esse processo que você pode ou não ser beneficiado.

Existem diversos fatores que impedem a aprovação do crédito, e os fatores podem sempre mudar. Se você não tem conhecimento sobre esses fatores e gostaria de ter para se precaver na hora de fazer a solicitação, não se preocupe, porque preparamos este conteúdo detalhado para te ajudar. Continue lendo e saiba tudo que precisa saber na íntegra!

Quais motivos impedem a aprovação de crédito?

Como dito anteriormente, existem diversos fatores e alguns deles variam de instituição para instituição. Porém, determinados pontos são fixos e são as barreiras mais comuns entre aqueles que desejam contratar o crédito. Confira os cinco motivos mais comuns abaixo:

Histórico de crédito

Mesmo que atualmente você tenha o nome limpo no SPC e Serasa, por exemplo, o fato de já ter sido negativado devido as dívidas não pagas pode ser uma das razões para a invalidação do pedido e a perda de confiança. Portanto, se você limpou o seu nome recentemente, talvez seja interessante esperar um pouco antes de tentar contratar crédito financeiro. Até lá, continue sendo um bom consumidor pagando tudo em dia.

Contas em atraso

Um grande problema de boa parte dos brasileiros é a inadimplência com suas contas do cotidiano. Algumas pessoas não conseguem realizar os pagamentos em dia e deixam para semanas ou meses depois, tendo que lidar com juros enormes. Assim, optam por fazer negociações mais tarde. E mesmo que o nome não fique sujo, a demora fica registrada em um sistema que é observado pelo banco e pode induzir a decisão da instituição para a reprovação do crédito.

Sem nome na praça

Os bancos estão interessados em indivíduos que contribuem para o cenário econômico do país. Portanto, ter um CPF e não fazer movimentações com ele pode diminuir a confiança da instituição financeira durante a análise de crédito. Mesmo com uma renda mensal alta e nome limpo, você poderá ser considerado um desconhecido. Felizmente, o Serasa criou o próprio canal de ajuda chamado Cadastro Positivo, onde você informa todos os seus pagamentos que somam pontos positivos e elevam o score.

Restrições no nome

Em outras palavras “nome sujo”, é um dos motivos mais comuns que impedem a aprovação de crédito. Através da ótica de instituições financeiras que emprestam o dinheiro, não faz sentido aprovar o crédito se o solicitante não conseguiu arcar com dívidas anteriores, porque ele está propenso a usar o dinheiro indevidamente e, por fim, gerar mais prejuízo para si mesmo e para instituição.

Falta de documentos ou dados incorretos

Se você não está conseguindo aprovação de crédito, mesmo que esteja cumprindo com todas as exigências, o erro pode estar nos seus dados cadastrais. Ao solicitar crédito é vital que todas as informações estejam preenchidas corretamente, principalmente aquelas que estão relacionadas à renda. Se o banco encontrar alguma incongruência ou informação duvidosa, sua solicitação será automaticamente negada.

Conseguiu entender os principais motivos que levam a não autorização de crédito para a sua necessidade? Caso queira mais informações como essa, confira os outros posts do nosso blog ou entre em contato.