Existe animal com personalidade mais forte que os gatos? Talvez o ser humano, mas esse não conta. Por isso, se você está se preparando para se mudar para um apartamento novo, precisa conferir as nossas dicas de adaptação de gatos.

Com a mudança para um ambiente novo, os gatos podem apresentar sinais de desconfiança, alteração de humor e até mesmo nas suas rotinas. Quando a situação é cuidada corretamente, pode afetar a sua relação com o seu bichano.

Pensando nisso, preparamos esse texto com o objetivo de mostrar algumas ideias certeiras para remediar o problema na mudança para o apartamento novo. São dicas de adaptação de gatos que funcionam e já foram usadas diversas vezes.

Confira:

O que fazer na hora da adaptação de gatos?

Esses felinos são animais “territorialistas”, ou seja, ainda possuem uma boa parte de instintos selvagens de proteção de território. Por isso, eles preferem áreas que já exploraram, mostraram seu domínio e sabem que predadores não vão aparecer.

Por causa disso, qualquer mudança simples pode ocasionar a má adaptação de gatos, inclusive na casa ou apartamento que costumavam morar – por exemplo, uma reforma.

Porém, ainda há mudanças que podem causar um impacto muito maior no comportamento dos gatos, refletindo até mesmo no psicológico deles, como é o caso de um ambiente totalmente novo. Então, como fazer a adaptação de gatos?

Existem algumas maneiras de reverter qualquer complicação que essa situação pode trazer, tornando a sua vida, e a do seu pet, mais confortável e feliz novamente. Confira:

Atenção e carinho

Ser atencioso e oferecer carinho durante os primeiros meses é essencial no processo de adaptação de gatos, principalmente do seu felino. Essa tática ajuda a mostrar que ele é bem-vindo naquele local e que é um espaço seguro para viver.

E para melhorar ainda mais a mudança, traga objetos familiares para o novo apartamento. Assim, ele vai reconhecer que aquele espaço é parecido com o antigo e ter mais confiança para ficar ali. O essencial na adaptação de gastos é se importar!

Atividades no apartamento

Especialistas em animais dizem que enriquecer os cômodos do seu apartamento com objetos interativos para o seu gato podem ajudar no processo de associação com a nova moradia. Esses brinquedos vão ajudar ele a se sentir mais à vontade.

Alguns itens importantes para se ter são as prateleiras altas, casinhas e caixas onde o felino possa se esconder, bolinhas felpudas, travesseiros próprios para animais e outros mais que tornem o espaço convidativo, interativo e aconchegante.

Por não parecer, mas gatos no geral adoram atividades como essas e você pode ajudar incentivando o seu pet nas brincadeiras. Outros donos que já testaram essa técnica dizem que é um dos processos de adaptação de gatos mais eficientes.

Passeio no condomínio

Use o seu tempo livre para mostrar o condomínio para o seu amiguinho. Afinal, caso algum dia (ou vários dias) ele saia do apartamento, vai precisar de familiaridade com o que tem no mundo de fora. E esse é o melhor jeito dele conhecer.

Essa também é uma ótima maneira de cansar o seu pet, porque os gatos têm muita energia e ficando dentro do apê eles não conseguem consumir ela. Ainda, é uma boa oportunidade para pegar sol, o que faz bem para a saúde do peludo.

Por fim, caso ele resista a sair com você para esses passeios curtos, não force. Parte do processo de adaptação de gatos é que eles estejam sempre confortáveis e percam o medo gradativamente.

Gostou das nossas dicas? Confira outras como essa sobre viver em um apartamento novo no nosso blog. Também, nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram.