Na hora de conquistar a sua moradia própria é necessário fazer uma boa avaliação do imóvel, afinal, você não quer escolher um apartamento ou uma casa e mais tarde acabar se arrependendo, não é mesmo? Por isso, é bastante útil elencar os fatores principais que um condomínio precisa oferecer com qualidade e conferir se todos atingem as suas expectativas.

Conhecer esses elementos ajuda a compreender muitas coisas, se a compra vai garantir bem-estar e qualidade de vida, e se o investimento realmente vale a pena. Assim, você não corre tantos riscos de aplicar seu dinheiro em um negócio que não irá dar o prazer e a satisfação que você e sua família procuram.

No post de hoje, vamos abordar 5 fatores que devem influenciar na hora de comprar o seu apartamento. Observe a lista e as explicações a seguir!

Localização

Você com certeza sempre sonhou em morar em um bairro de qualidade, longe da criminalidade e perto de diversos comércios, lojas, bancos, escolas e supermercados, entre outros lugares, certo? Pois bem, por causa disso você deve analisar a localização do residencial que te chamou atenção.

Pesquise o que existe nos arredores do condomínio, se é fácil chegar até aquele bairro, se é muito longe ou muito perto do centro etc. Converse com quem já mora ali o que acham da vizinhança, se pretendem continuar vivendo onde estão ou se querem se mudar e por quê. Ter todas essas informações é bem útil na hora de tomar uma decisão.

Segurança

Segurança é um dos, se não o, fator mais importante para quem desejar morar em um apartamento com tranquilidade e felicidade. Procure saber se o imóvel possui câmeras de segurança, alarmes, cercas nos muros do condomínio e profissionais treinados e qualificados para ficar a postos na portaria e demais entradas.

Nas áreas de lazer também é importante saber se são equipadas com aparatos tecnológicos que podem prevenir ou remediar problemas de segurança, como incêndios, falhas ou sobrecargas de energia e demais questões. O mesmo vale para dentro dos apartamentos. Em alguns casos, você mesmo vai precisar colocar redes de segurança nas janelas ou elas já estão instaladas.

Face do sol

Você já ouviu falar de “face do sol”? Se você quer economizar energia elétrica com iluminação natural coerente com o horário do dia, então, é importante verificar se o residencial do seu interesse foi construindo com a vantagem de ter a face certa virada para o sol durante a manhã, tarde e noite.

Esse termo significa que o empreendimento foi pensado na intensidade de raios solares que entrarão pela janela. Por exemplo, se de manhã você quer acordar com raios menos intensos e calor ameno, o quarto deve ficar na posição leste; e se você quer uma cozinha ou sala de estar mais calorosa e fortemente iluminada, esses cômodos devem ficar perto da posição oeste.

Deu para entender? Cada orientação recebe uma dose e intensidade diferentes de raios. Converse com a construtora para saber se o apartamento que você deseja comprar segue esse conceito.

Garagem

Se você possui um veículo, nada mais importante do que ter uma garagem para ele. Portanto, averigue se o empreendimento oferece garagens para os moradores, se é um direito ou existe alguma taxa a ser cobrada por ela.

Alguns imóveis do mercado contam com diversas opções de garagem: ao ar livre, no subsolo, com cobertura, sem cobertura, espaços diferentes para carros e motos, ou espaços compartilhados e por aí vai. É importante localizar a opção que mais vai te favorecer e garantir a segurança completa do seu automóvel.

Área de lazer

O último, mas não menos importante fator que deve ser avaliado antes de comprar o seu apartamento são as áreas de lazer. Afinal, nada melhor do que ter uma piscina para aproveitar nos finais de semana ou uma academia do lado de casa para treinar e manter a boa saúde e um estilo de vida saudável, certo?

Então, garanta que a sua escolha de residencial ofereça opções diversas de entretenimento para toda família, mas que sejam úteis, modernas e realmente aproveitáveis. Algumas opções que não podem faltar é: salão de festas, piscina, sala de jogos, playground, academia e gazebos para aproveitar o ar livre sob uma boa sombra.

Após fazer uma boa avaliação desses quesitos e comparar, também, preços e formas de pagamento, fica mais fácil para você comprar o apartamento que sempre sonhou!

Gostou dessas dicas? Confira mais no blog da VRV!