A decoração da varanda da sua casa também merece atenção, já que esse é um espaço perfeito para momentos de lazer e descontração com a família e amigos. Uma maneira de elevar a qualidade da sua varanda é adotar uma decoração com plantas. Independente do seu tamanho e formato, elas tornam o local perfeito para relaxar, principalmente, após um dia de trabalho, por exemplo.

Apostar no verde confere muitos benefícios aos donos da casa. Conforto, bem-estar, relaxamento e comodidade são os principais fatores. E o melhor é o que verde não precisa se restringir apenas a plantas, você também pode apostar em flores, verduras e legumes, da forma que preferir.

E para ter esse pedacinho da natureza em casa não é preciso uma varanda muito grande. As menores, normalmente de apartamento, também permitem uma decoração muito bonita. Pensando nisso, a VRV elencou 5 dicas de como usar as plantas para a decoração da varanda da sua casa.

Confira a seguir:

Monte uma mini-horta natural

Uma mini-horta, formada por plantas comestíveis e temperos, é tão bonita quanto útil. Além dos produtos serem 100% naturais e a prática acabar se tornando um hobby agradável, ajuda a economizar nas compras de supermercado e, ainda, confere uma decoração harmônica e visualmente agradável ao seu lar.

Vaso pequenos com plantas discretas

Perfeitos para superfícies, como mesas e bancadas, vasos pequenos e discretos, com flores menores e muito coloridas, são detalhes ótimos em varandas de metragem reduzida, normalmente as de apartamentos.

Por ocuparem pouco espaço, a quantidade desse item na decoração pode ser maior e o modelo dos vasos podem variar de acordo com a vontade e necessidade do dono.

Vasos grandes com plantas chamativas

Em ambientes com mais metragem, é possível exagerar um pouco no tamanho dos vasos e escolher plantas com folhagem chamativa. Essa combinação pode ser colocada nos cantos da varanda e com atenção para não exagerar na quantidade de vasos podendo atrapalhar a circulação de pessoas.

Vasos suspensos

Vasos de plantas suspensos são um ótimo recurso para a decoração de ambiente reduzidos, assim como vasos pequenos. Mas por estarem pendurados, é mais difícil alguém tropeçar ou esbarrar no objeto e, dependendo da posição, altura e local em que for colocado, o recurso decorativo consegue despertar muita sofisticação e modernidade.

Verticalização do jardim

Se nenhum dos estilos acima chamou a sua atenção, você pode, ainda, verticalizar todos os seus vasos de flores e plantas comestíveis para criar uma parede repleta de verde e de vida.

Você pode optar por uma grade de madeira com encaixe para os vasos ou diferentes tipos de prateleiras, feitas com uma variedade de madeiras, e dispô-las ao longo de toda a parede do modo que quiser. Assim, todos esses itens ficam bem organizados, sem contar a quantidade de espaço para ser decorado que sobra.