Conquistar o próprio apartamento já uma grande realização na vida de qualquer pessoa ou família. Ter a certeza de que está saindo do aluguel para morar numa casa própria permite que os moradores façam planos com muita liberdade, principalmente a decoração dos ambientes.

Um dos ambientes destaque de toda residência é a sala de estar. É nela onde relaxamos assistindo televisão ou tirando uma soneca, reunimos a família para passar bons momentos juntos, realizamos reuniões sociais e acomodamos as visitas, enfim, é um cômodo multiuso.

E por ter tanto protagonismo, o morador precisa ser inteligente e saber aproveitar os metros quadrados da sala de estar para criar um local confortável, bonito e nenhum pouco exagerado. Pensando em dar uma pequena ajuda para você, a VRV preparou 5 dicas que vão te ajudar a aproveitar a sua sala da melhor maneira. Confira a seguir:

 

Opte por móveis sob medida

Os chamados “móveis planejados” são ótimas opções para quem deseja otimizar o espaço da sua sala de estar. Como o próprio nome já diz, são itens construídos conforme as necessidades do cliente, onde são considerados o tamanho do local e a quantidade de pessoas que moram naquela casa ou apartamento.

Os preços são um pouco acima da média dos itens que vêm prontos de fábrica, mas, saiba que o custo-benefício é muito melhor. Os sob medida levam consigo matéria-prima de primeira linha e duram bastante, e esses modelos fazem um melhor aproveitamento do seu ambiente.

 

Ou você pode utilizar móveis multiuso

Não evidência mais economia do que produtos “dois em um”. Alguns bons exemplos dessas mobílias capazes de sanar duas necessidades simultaneamente, são o sofá-cama, ótimo para aconchegar uma visitar que vai pernoitar em casa, e a mesa baú de centro, que permite guardar diversos objetos que são usados corriqueiramente e ainda enfeitar a sala com muita classe e requinte.

 

Valorize a integração do ambiente

Ambientes integrados são uma nova tendência na arquitetura e que tornam a vida de diversas famílias muito mais fácil e a decoração de inúmeras residências mais moderna e bonita. Esse estilo de construção combina dois ambientes em um, removendo por completo ou uma parte das paredes.

Um exemplo dessa união de cômodos é o living room ampliado, que liga a sala de estar à cozinha, normalmente, com uma bancada entre os dois locais que serve de mesa para as refeições.

Living rooms ampliados você encontra nos apartamentos da VRV, confira os nossos projetos.

 

Use cores claras e neutras nas paredes e decoração

As cores influenciam a nossa percepção sobre o mundo e isso também conta na hora de decorar o nosso apartamento ou casa. Tintas mais claras e neutras, especialmente o branco, ajudam na iluminação do ambiente e na sensação de amplitude do cômodo, ou seja, faz parecer que ele é maior do que realmente é.

No entanto, você também pode usar tonalidades escuras em uma das paredes, assim, é possível criar um contraste legal e melhorar a estética visual. Outra ideia é apostar em uma mobília bem coloridas buscando dar mais graça à decoração.

 

Verticalize os itens da sala de estar

Sejam itens decorativos ou verdadeiramente essenciais ao cômodo, para que não fiquem espalhados ou empilhados pelo chão e pelos cantos, uma boa opção é apostar em estantes e nichos para organizar tudo que você tem ao longo das paredes, na vertical. Essa técnica impede que você e qualquer outra pessoa tropece nos objetos, também abre uma porta para oportunidades decorativas.

Nichos e estantes podem ser feitos sob medida, todavia, são fáceis de encontrar em pequenas lojas, vai depender das suas necessidades e da qualidade do material.

 

Como você pode ver, otimizar espaço não é uma tarefa difícil e, com certeza, vai tornar a vivência de todos dentro da sua residência muito mais cômoda e agradável. Anote tudo e não deixe de aproveitar cada canto da sua casa e com criatividade!

Gostou das dicas? Encontre muitas outras acessando o blog da VRV!