No Verão, surgem os dias quentes e abafados de temperaturas muito elevadas. Se nos descuidarmos, vários problemas de saúde podem aparecer, principalmente aqueles relacionados a desidratação. Mas você sabia que através de uma alimentação saudável é possível prevenir os efeitos negativos do calor intenso?

Uma boa alimentação ao longo da vida é essencial, porém, em determinados momentos um cuidado redobrado é preciso. Muitos profissionais da área da saúde alertam acerca desse tema e reforçam a necessidade de beber água constantemente ao longo do dia.

A falta de água no nosso sistema faz com que os rins tenham dificuldade em trabalhar, fica difícil regular a temperatura corporal, a pressão arterial tende a elevar, e a digestão e trânsito intestinal podem ficar mais difíceis, entre outras diversas complicações.

Inclusive, devido a todos esses efeitos, o Ministério da Saúde fornece orientações durante a época. De acordo com o Ministério, “nosso metabolismo sofre alteração para se adaptar às altas temperaturas e uma das consequências disso é o aumento da transpiração”. E essa reação natural demanda a ingestão de líquidos, frutas, verduras e legumes, pois tais alimentos auxiliam na hidratação e reposição de sais minerais eliminados pela sudorese.

Como visto, apenas a água não basta. Outros alimentos e bebidas que ingerimos podem nos ajudar. A seguir, dez dicas de alimentos saudáveis para serem consumidos em dias quentes, confira:

 

  1. Além da água comum, consuma, também, a aromatizada naturalmente com pedaços de frutas, hortícolas, especiarias ou ervas aromáticas;
  2. Água de coco é uma ótima variável, pois sozinha é capaz de repor líquidos e sais por ser rica em minerais essenciais aos seres humanos;
  3. Se alimente de frutas, verduras e legumes ricos em água, podendo eles serem cozidos ou crus (como saladas). Muitas pessoas utilizam essas opções para compor refeições do dia a dia, o almoço e o jantar;
  4. Além dos alimentos sólidos, sopas não industrializadas são a forma mais segura e saudável de hidratação, inclusive as sopas frias;
  5. Evite bebidas alcoólicas, principalmente as com grandes dosagens de açúcar ou cafeína. Elas não hidratam o organismo e contribuem para a perda de água. Ainda, o álcool contribui à deterioração do sistema hepático;
  6. Ao sair para passear com a família, evite refeições pesadas e alimentos condimentados;
  7. Carnes não são um perigo, no entanto, dê preferência àquelas com pouca ou nenhuma gordura aparente, como frango e peixes;
  8. Na hora de escolher uma sobremesa, sorvetes caem bem. Todavia, escolha picolés de frutas feitos à base de água invés dos feitos à base de leite;
  9. Não deixe alimentos que precisam de resfriamento fora da geladeira por muito tempo, além de estragarem, podem causar intoxicação alimentar;
  10. Caso você esteja no meio de uma dieta ou pretende começar uma, é indispensável o aconselhamento médico.

 

Conselho extra: se você é pai ou mãe de uma criança, especialmente bebês, possui mais de 65 anos ou mora com algum idoso, fique atento a quantidade de vezes que eles bebem água. Nesse Verão, mesmo precisando, nossa sede e vontade de tomar um gole do líquido diminui bastante e é preciso lembrar dessa necessidade básica constantemente.

 

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