Foz do Iguaçu está localizada no extremo oeste do Paraná. Atualmente, é composta por cerca de 260 moradores e íntegra uma região urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais possui fronteira.

Devido a essa conexão tão estreita com outros povos, Foz do Iguaçu conta com uma pluralidade histórica e cultural gigantesca, fator que a torna a terceira cidade favorita dos turistas estrangeiros no Brasil inteiro e a principal parada na região sul.

Anualmente, o município recebe milhões de viajantes de dentro e fora do país que buscam conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu – que, além de dar nome à cidade, foi intitulada uma das “7 Maravilhas da Natureza”; curiosamente, Iguaçu significa “água grande” em tupi-guarani.

Existem diversos outros atrativos turísticos que transformam o município em um grande paraíso para se visitar e morar. No post de hoje, preparamos uma lista com alguns lugares que colaboram para esse forte título. Continue lendo e saiba mais!

Marcos das Três Fronteiras

Em determinado momento, dois grandes rios da cidade, o Iguaçu e o Paraná, se encontram e esse ponto é conhecido como Marco das Três Fronteiras, também delimitando as fronteiras do Brasil, Argentina e Paraguai.

Lá é encontrado um grande obelisco com as principais cores da bandeira do Brasil, amarelo e verde. No marco, muitos visitantes tiram fotos e conseguem observar uma linda e natural paisagem ribeirinha.

Templo Budista de Chen Tien

Diversas crenças marcam presença em Foz do Iguaçu. Localizado às margens do rio Paraná, o templo resgata as vivências e faz homenagem à arquitetura budista ímpar, que transcende a história e deixa uma grande herança simbólica para os seus descendentes.

Dentro de suas dependências se encontram mais de 120 esculturas, como, por exemplo, uma de Buda sentado na clássica pose meditativa e com seu corpo de frente para o rio. Com visitação e transporte gratuito no local, é possível ter uma vista panorâmica de toda cidade.

Catedral de São João Batista

A atual Catedral de São João Batista é carregada de história e cheia de importância para a população local. Antes de ser uma catedral, era apenas a Paróquia São João Batista, construída no início do século 20. A estrutura que possui hoje começou a ser construída em 1940 e foi concluída 30 anos depois.

A decoração, mesmo que simples, é impressionante e vislumbra o lado artístico da religião. As paredes de cores claras são ilustradas com pinturas e figuras religiosas. Já vitrais, além de belos, durante o dia permitem a entrada de uma grade quantidade de luz do sol da manhã.

Cataratas do Iguaçu

Um dos cartões-postais mais emblemáticos do Brasil é acessado através das terras iguaçuenses. Situada na fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, a queda d’água faz parte do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e do Parque Nacional do Iguaçu, na Argentina, ambos Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Parque Nacional do Iguaçu

Em 1939 foi criado o Parque Nacional do Iguaçu que, além de acumular uma beleza natural exuberante e ser um ponto turístico indispensável para os visitantes, atualmente é considerado a maior área de proteção de mata atlântica brasileira, protegendo cerca de 2 mil espécies de plantas e 400 de aves.

Dividido em dois Circuitos fundamentais, no Circuito Inferior estão as passarelas que dão acessão a parte inferior das quedas d’água, enquanto o Circuito Superior leva os visitantes para sobre a água. Ainda há um elevador panorâmico, a possibilidade de sobrevoar as Cataratas do Iguaçu com um helicóptero da Helisul e realizar passeios em barco a motor.

 

Está convencido do título de “paraíso” carregado por Nova Iguaçu? Além dos tópicos citados acima, existem muitos outros pontos turísticos e lugares recheados de cultura e história consumidos por diversos povos que dividem e visitam essa região do estado do Paraná constantemente.

Para saber mais sobre esse município, leia um outro post da VRV clicando aqui. Continue acompanhando o nosso blog!