O sonho da casa própria ainda é o objetivo de milhões de brasileiros. Sendo essa uma preocupação que também envolve o Governo Federal, diversos programas voltados à habitação são desenvolvidos e aplicados em todo país.
O novo programa habitacional intitulado Casa Verde e Amarela entrou em vigor no primeiro bimestre de 2021 substituindo o Minha Casa Minha Vida. Desenvolvido pelo atual presidente da república, Jair Bolsonaro, e sua equipe econômica, a proposta visa providenciar moradia para famílias das áreas urbanas.
Gostaria de saber como financiar um imóvel através da Casa Verde e Amarela? Então continue lendo esse texto para mais informações!
O que é o programa Casa Verde e Amarela?
Gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e custeado por recursos orçamentários, como os fundos habitacionais e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o programa pretende facilitar o acesso da população a uma moradia digna e melhor qualidade de vida.
Através da Casa Verde e Amarela, é possível financiar um imóvel com condições diferenciadas, mas que concordem com as regras estipuladas para as predeterminadas faixas de rendimentos mensais das famílias participantes do programa. Além disso, também é oferecido diferentes condições de pagamentos e taxas de juros.
O programa é dividido em três modalidades que determinam especificações diferentes para cada família participante: Faixa 1 (renda bruta de até 2 mil reais), Faixa 2 (renda bruta de até 4 mil reais) e Faixa 3 (renda bruta de até 7 mil reais).
Diferente do Minha Casa Minha Vida, além da aquisição de imóveis, é possível realizar reformas com as linhas de crédito disponibilizadas e regularização fundiária, podendo participar famílias da zona rural com até 84 mil reais de renda anual.
A meta é atender 1,6 milhões de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional, regularizar 2 milhões de moradias e promover melhorias em 400 mil até 2024.
Como financiar a sua casa própria com a Casa Verde e Amarela
Primeiramente, é preciso identificar em qual Faixa a sua renda familiar se enquadra, vale lembrar que a renda familiar mensal não pode ultrapassar a marca dos 7 mil reais. Concordando com esse quesito, é possível contratar de forma individual ou através de uma construtora.
Ainda existe uma terceira opção, que é um contrato com uma entidade organizadora ligada a um empreendimento financiado pela Caixa Econômica Federal.
Nesse caso, é necessário realizar uma simulação para identificar o quanto você conseguirá investir. Se você julgar a proposta benéfica para a sua atual situação financeira, o passo seguinte é entregar a documentação necessária em uma agência Caixa ou numa correspondente Caixa Aqui.
A própria Caixa irá realizar uma análise da sua documentação e dos documentos do imóvel escolhido, e, se aprovado, o banco irá apresentar as melhores condições de financiamento.
Todavia, após analisar às três alternativas de contrato e chegar a uma conclusão, é hora fazer a assinatura. A Caixa Econômica Federal aponta diferentes linhas de crédito para financiamento imobiliário com recursos do FGTS, confira:
- Imóveis na Planta: linha de crédito para construção de habitações com auxílio de financiamento para pessoas físicas;
- Alocação de Recursos: financiamento para empreendedores, pessoa física ou jurídica, que atuam com recursos próprios ou de terceiros;
- Apoio à Produção: linha exclusiva para empresas do setor da construção civil que buscam executar obras rapidamente;
- Plano Empresa da Construção Civil: financiamento mais simples destinado a empresas que constroem empreendimentos residenciais.
O financiamento de moradia em área urbana permite financiar a compra de imóvel novo, usado ou ainda em construção. Também é permitido o uso da linha de crédito para reforma de moradias.
O atendimento é especializado, pois, o programa opera em postos de atendimento específicos, operantes de acordo com cada tipo de financiamento, para que os processos sejam mais ágeis e seguros, sem possibilidades de dores de cabeça no futuro.
Caso você tenha alguma dúvida, a Caixa Econômica Federal disponibiliza um canal exclusivo para o esclarecimento de dúvidas e informes sobre outras questões ligadas a moradias. A ligação é gratuita no número 0800 7216 268.
Para mais informações relacionadas a financiamento de moradia e sobre o programa Casa Verde e Amarela, você pode acessar o blog da VRV.