Comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas o financiamento de um imóvel pode parecer intimidador. Afinal, é comum que os contratos se estendam por prazos longos,em alguns casos, até 420 meses. A boa notícia é que existem maneiras de reduzir o impacto financeiro e acelerar a conquista da escritura: uma delas é a amortização.
A amortização nada mais é do que o pagamento antecipado de parte do saldo devedor de um financiamento. Em outras palavras, é quando o consumidor decide, além de pagar a parcela do mês, adicionar um valor extra que vai diretamente para reduzir o principal da dívida. Isso traz uma série de vantagens que podem melhorar a relação do comprador com o financiamento.
Por que amortizar é vantajoso
A principal vantagem de amortizar é reduzir o saldo devedor e, consequentemente, os juros cobrados ao longo do tempo. Quanto menor o saldo, menor será o “aluguel do dinheiro” que o banco cobra.
Outro benefício importante é o encurtamento do prazo do contrato. Quem consegue fazer amortizações frequentes pode eliminar as últimas parcelas do financiamento e se livrar da dívida antes do previsto, garantindo mais tranquilidade e liberdade financeira.
Em casos de antecipação de parcelas, o consumidor ainda tem direito ao abatimento proporcional de juros e encargos. Na prática, isso significa pagar menos pelo imóvel no total.
Planejamento é fundamental
Apesar das vantagens, é preciso se planejar antes de amortizar. Especialistas recomendam avaliar o impacto da amortização no orçamento familiar e comparar o custo dos juros do financiamento com possíveis ganhos de investimentos. Em determinados cenários, pode ser mais vantajoso aplicar o dinheiro por um período e usar os rendimentos para amortizar um valor ainda maior no futuro.
Outro ponto a considerar é o fluxo de caixa. Para quem sente que o valor das parcelas está pesando no orçamento, a amortização pode trazer alívio imediato, seja diminuindo o valor da prestação ou reduzindo o número de parcelas restantes.
Tipos de amortização
No Brasil, os financiamentos são geralmente calculados por dois sistemas:
- Tabela SAC – As parcelas começam mais altas e vão diminuindo ao longo do tempo. Nesse modelo, é possível reduzir o prazo do contrato ao fazer amortizações, livrando-se das últimas parcelas mais rapidamente.
- Tabela Price – As parcelas são fixas do início ao fim. Mesmo assim, é possível antecipar pagamentos, reduzindo os juros futuros e o tempo total de financiamento.
Quando amortizar
Momentos como o recebimento do 13º salário, férias, bônus ou outras receitas extras podem ser boas oportunidades para amortizar. Quanto antes a antecipação é feita, maior o desconto obtido com a redução dos juros.
Tranquilidade para financiamentos longos
O financiamento de um imóvel pode parecer um compromisso de longo prazo, mas a amortização mostra que é possível reduzir esse tempo e o custo total do contrato. Com planejamento, disciplina e decisões estratégicas, o sonho da casa própria pode se tornar realidade muito antes dos 30 anos previstos no contrato.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato agora mesmo com especialistas pelo site grupovrv.com.br Eles podem te ajudar a simular e planejar seu financiamento!