Depois de muitos anos pagando aluguel, você quer finalmente comprar um imóvel? Então, confira essas sete ótimas dicas que preparamos e tenha certeza de que está escolhendo o apartamento ou casa ideal para o seu futuro. Continue lendo!
1. Prepare-se para comprar um imóvel
Antes de escolher a sua nova moradia, é importante se preparar financeiramente para a aquisição. Isso é necessário porque comprar um imóvel, seja casa ou apartamento, envolve grandes quantias, e sem qualquer tipo de segurança, você pode se enrolar.
A palavra-chave para essa situação é planejamento financeiro. Por exemplo, se você estiver tentando fazer um financiamento, é preciso ter disponível uma porcentagem do valor do imóvel para dar de entrada.
Há também pessoas que optam por comprar à vista. Nesse caso, todo o valor da residência deve estar em mãos para a cobrança ser quitada de uma vez só.
Mas, além do valor do imóvel, também surgirão outras despesas, como registros em cartório, transações bancárias, impostos, possíveis manutenções na casa, etc. Por tanto, antes de procurar um novo lar, saiba se suas reservas monetárias darão conta do recado.
2. Defina as suas prioridades em relação ao imóvel
O próximo passo é definir as suas prioridades para que a pesquisa por um imóvel seja mais fácil e assertiva. Então, você vai precisar imaginar quais as características que não podem faltar no seu lar dos sonhos, como a quantidade de quartos, varanda, segundo andar, etc.
Nesse sentido, as suas necessidades e configuração familiar vão pesar muito na hora da escolha, pois todos os filhos precisarão de um quarto e, se você trabalhar de casa, provavelmente precisará de um escritório.
Análise todos os aspectos com muita atenção e imagine se a falta de uma coisa ou outra vai ajudar ou te atrapalhar no futuro.
3. Defina um valor para investir
Dinheiro é provavelmente o tópico mais importante quando o assunto é comprar um imóvel. Por causa disso, saber o quanto está disponível para comprar uma casa ou apartamento é vital para evitar problemas futuros no orçamento familiar.
Desse jeito, é importante elencar todas as opções de moradias em mente, comparar os valores e comparar, ainda, as vantagens de morar naquela localização. Afinal, o bairro é um grande norteador de custos de imóvel.
E não se esqueça de pesquisar custo médio do m² na região, para conferir se o cobrado pela casa ou apartamento do seu interesse justo.
4. Avalie o bairro e a infraestrutura
Outra questão importante para você não errar na hora de comprar um imóvel é conferir as informações sobre o bairro em que sua casa ou apartamento dos sonhos está.
E isso quer dizer, dar uma voltinha na região para saber se há escolas, hospitais, praças, ambientes de lazer, comércios variados, se as ruas são de boa qualidade e fácil navegação, se é uma localização segura, entre outros fatores.
5. Converse com os vizinhos
Outra prática importante para comprar um imóvel e não se arrepender mais tarde é conversar com os moradores daquela região. Os vizinhos são a principal fonte de informações sobre o bairro e as pessoas que moram ali e, com certeza, nortearão sua decisão.
Se você frequentar a rua em horários e dias diferentes antes de fazer a compra, perceberá o fluxo de pessoas, se há muito barulho, animais, se todos os postes funcionam, entre outras questões.
Nem sempre o corretor da casa ou apartamento vai ter todas as informações na ponta da língua, então, sair para fazer uma “pesquisa de campo” ajuda muito você na hora de comprar um imóvel.
6. Acompanhe a evolução do empreendimento
Se o seu futuro lar está localizado dentro de um condomínio, como é o caso de quase todos os apartamentos, é preciso manter contato constante com a construtora para saber a evolução do imóvel que foi comprado.
Isso é ainda mais necessário se a sua compra foi feita na planta, quando ainda haverá um tempo para que o lançamento seja feito. Acompanhar cada etapa lhe dará segurança e mais força de vontade para não desistir da sua moradia dos sonhos própria.
7. Fique de olho na documentação
Por último: a documentação. Comprar um imóvel significa lidar com muita papelada, por isso, observe atentamente as cobranças que são feitas pela construtora e o banco, e se os documentos entregues a você estão em dia e completos.
Nesse momento, um advogado ou agente imobiliário pode ajudar você bastante e tirar boa parte do peso de comprar um imóvel das suas costas. É, sim, um gasto extra, mas que irá trazer muita tranquilidade durante a compra.
Gostou das dicas? Confira outras publicações como essa no nosso blog e siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram.